MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Ambientalistas veem com cautela queda do desmate na Amazônia

 

'Satisfação é provisória', afirma coordenador do Greenpeace.
Desmate anual da Amazônia Legal caiu 11% segundo o Prodes, do Inpe.

Eduardo Carvalho Do Globo Natureza, em São Paulo
A queda de 11% no desmatamento anual da Amazônia Legal, anunciada em Brasília nesta segunda-feira (5) pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), foi recebida com otimismo e cautela por ambientalistas brasileiros, que ainda aguardam a consolidação das informações do Prodes para constatar se houve redução na devastação da floresta comparado a períodos anteriores.
Segundo o Inpe, entre agosto de 2010 e julho de 2011 a Amazônia Legal perdeu 6.238 km² de sua cobertura, número inferior aos 7 mil km² referente ao período de agosto de 2009 a julho de 2010. Essa é a menor área desmatada no período desde que o sistema Prodes (Projeto de Monitoramento do Desflorestamento na Amazônia Legal) começou a monitorar a região, em 1988, informou o Inpe.
Porém, segundo Paulo Adário, coordenador da campanha de Amazônia do Greenpeace, a informação sobre a diminuição do desmate é uma “satisfação provisória, já que os dados são provisórios”. Ele afirma que com a consolidação das informações por parte do governo, que será divulgada apenas em 2012, há risco de aumentar o índice de devastação da Amazônia Legal.
“No ano passado o governo comemorou por meses um número, que foi corrigido para cima há pouco tempo. Mas se de fato houve essa queda de 11%, é uma ótima notícia e significa que quando o governo quer, coloca a governança em prática e faz o desmatamento cair”, disse Adário, se referindo à correção do Prodes anunciada em outubro passado, que elevou em 549 km² a área de floresta derrubada no período de 12 meses.
  (Foto:  )
Ritmo estável
Segundo Adalberto Veríssimo, pesquisador-sênior do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), o ritmo de derrubada da vegetação permaneceu estável e a queda não significa que a situação está resolvida.
“Temos em evidência a votação do Código Florestal no Senado (que deve acontecer nesta quarta-feira (6). Aliás, se as modificações da nova lei ambiental não fossem discutidas neste ano, o desmate poderia ser ainda menor, ficando em torno dos 5 mil km²”, disse o pesquisador.
Levantamento paralelo feito pelo Imazon por meio de imagens de satélite apontava crescimento de 9% na degradação da Amazônia Legal no período de agosto de 2010 a julho de 2011. “Mas sabemos que o governo entrou com operações pesadas de fiscalização após registrar alta nas ilegalidades entre março e abril, principalmente em Mato Grosso. Isto pode ter impactado nesta ligeira queda”, explicou.
Diferenças
O Prodes (Projeto de Monitoramento do Desflorestamento na Amazônia Legal) estima a taxa anual e a extensão do desmatamento bruto. O Inpe também trabalha com o sistema de detecção do desmatamento em tempo real (Deter), que aponta mensalmente os locais onde ocorreram derrubadas de vegetação no bioma e serve para direcionar operações do Ministério do Meio Ambiente no combate a práticas ilegais.
Segundo o Deter, na comparação entre os mesmos 12 meses analisados pelo Prodes, houve aumento de 15% no desmatamento, o que iniciou uma especulação de uma possível elevação no índice anual de devastação.
Pelo Twitter, Gilberto Câmara, diretor do Inpe, afirmou que os grandes desmates vistos pelo sistema Deter aumentaram neste ano e fizeram a diferença, principalmente, em março e abril, quando foi constatada uma disparada na devastação em MT, estado que teve 480 km² dos 590 km² de área derrubada no bimestre na região amazônica.
Na época, o Ministério do Meio Ambiente montou um gabinete de crise para combater as ilegalidades na região, o que contribuiu para a diminuição do desmate no mês seguinte (267,9 km²).
Desmatamento e queimada registrados em setembro de 2010 na região de Lábrea, no Sul do estado do Amazonas. Sistema de medição do Inpe detectou devastação de 7 mil km² em 2010 (Foto: Divulgação/Greenpeace/Marizilda Cruppe/EVE ) Sistema de medição do Inpe detectou devastação de 6.238 km² entre agosto de 2010 e julho de 2011. Na comparação com o período anterior, houve queda de 11% (Foto: Divulgação/Greenpeace/Marizilda Cruppe/EVE )

Nenhum comentário:

Postar um comentário