MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 25 de dezembro de 2011

Agricultores viram cantores e atores para encenar nascimento de Jesus

 

Cerimônia é organizada pelas comunidades rurais de Cruzaltense, no RS.
Confira o receita de um biscoito natalino, uma das delícias servidas na festa.

Do Globo Rural
cruzaltense (Foto: Reprodução)
Cruzaltense é um desses lugares onde, de longe, mal dá pra distinguir onde termina o campo e começa a cidade. O município fica no norte do Rio Grande do Sul, tem pouco mais de dois mil habitantes e 70% deles vive na roça em 13 comunidades rurais. Essa reportagem mostra uma delas, a Nossa Senhora de Lurdes.

As propriedades são pequenas. Têm, em média, 25 hectares. A vida é simples, de muito trabalho pra todos. Mas há um outro traço que une os moradores desse lugar: o espírito comunitário, solidário. Na época do Natal, todos se juntam pra fazer uma celebração diferente. Viram cantores.

O coral faz parte da programação dos Caminhos de Luz, evento que acontece em Cruzaltense há quatro anos. Durante 15 dias, cada uma das 13 comunidades rurais do município recebe visitantes da região pra celebrar o Natal.
Em Nossa Senhora de Lurdes a festa é caprichada e acontece no clube da comunidade. Os agricultores doam parte de seu tempo e da produção das roças para fazer a celebração. Os preparativos começam uma semana antes do evento.

Com o trabalho da turma, o campo de futebol vai ganhando um novo colorido. Eles montam o cenário, que vai ser usado na encenação do nascimento de Jesus.

A mulherada capricha no cardápio do coquetel, que vai ser oferecido aos visitantes. Lúcia da Silva é paulista de nascimento, mas casou com um filho da terra, mudou-se para lá há alguns anos e já entrou no ritmo da comunidade. Cozinheira profissional, ela ensina a preparar um biscoito natalino.
Crostoli
Ingredientes2 xícaras de açúcar
1 xícara de banha de porco
6 ovos
1 colher de café de sal
2 colheres de sopa de cachaça
5 colheres de sopa de fermento biológico
Noz moscada e erva doce a gosto
2 quilos de farinha de trigo
Modo de preparo
Leve o leite ao fogo até ficar morno. Depois, coloque-o no liquidificador junto com a gordura, os ovos, o açúcar e a cachaça. Bata tudo.
Em uma bacia, misture os outros ingredientes: 1 e ½ kg de farinha, o sal, o fermento, a noz moscada e a erva doce. No meio, abra um espaço e despeja a parte líquida.

Vá amassando e juntando o restante da farinha aos poucos até dar o ponto certo. Tem que ficar uma massa macia. Sove a massa por alguns minutos, depois abra com o rolo. Não deve ficar muita fina, para o biscoito não ressecar, nem muito grossa. Veja no vídeo com a reportagem completa como os biscoitos devem ser cortados.

Depois de cobertos, os biscoitos devem descansar por cerca de duas horas, até a massa crescer. Depois, é só fritar.

Dia da festa
A prefeitura fornece ônibus pra trazer o pessoal da cidade e de outras comunidades. Todos são recebidos com carinho. A turma vai se ajeitando e assim que escurece começa a apresentação.

O coral abre a encenação. Os atores são todos da comunidade. O Auto de Natal conta porque César mandou recensear todos os habitantes do Império Romano. A encenação vai narrando cada passo da história do nascimento de Cristo: a viagem de Maria e José até Belém, a busca por um lugar pra dormir. Na estrebaria, Maria dá a luz a Jesus. Os anjos abençoam o recém nascido que recebe a visita dos pastores e dos três reis magos. A encenação é simples, mas emociona a plateia.
Depois, é hora de celebrar o ano que vai terminando. A mesa é farta, repleta de delícias. Resultado do trabalho coletivo, dedicado, feito por gente que parece entender de fato o verdadeiro espírito do Natal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário