MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 25 de dezembro de 2011

Crianças e adultos aprendem a usar a internet em assentamento no MS

 

Pela manhã, estação digital atende gratuitamente crianças de 6 a 12 anos.
Outros moradores do assentamento Santa Terezinha pagam R$ 1 por hora.

Do Globo Rural
Em Mato Grosso do Sul, a alegria dos moradores de um assentamento que conseguiu uma estação digital. Crianças, jovens e adultos aprendem a mexer no computador e descobrem um mundo novo, navegando pela internet.
Em muitos cantos do nosso país o acesso ao computador e a internet ainda é muito precário. O agricultor Benedito Ferreira Rodrigues, de Sidrolândia, Mato Grosso do Sul, pediu por e-mail que a equipe do Globo Rural fosse conhecer uma das conquistas do assentamento onde vive: uma estação digital.
Para conseguir isso, Benedito teve que batalhar. Ele e sua comunidade: os moradores do assentamento Santa Terezinha. Fácil, não foi. Mas hoje, ele já se orgulha de ter até uma certa intimidade com o mundo virtual.
Benedito é agricultor e, assim como as outras 64 famílias assentadas, vive num lote de 15 hectares com produção diversificada. O assentamento tem também praça, igreja, escola e a tão desejada estação digital - com computadores que ficam à disposição de todos os moradores da comunidade.
O Sebrae ajudou e a Fundação Banco do Brasil patrocinou o projeto. Um processo que começou em 2006 e só foi concluído dois anos depois.
Uma antena foi instalada no assentamento pra mandar sinal de internet para os 11 computadores da sala. A estação digital só funciona na presença de um monitor. Pela manhã, a estação digital atende gratuitamente as crianças de 6 a 12 anos que estudam na escola do assentamento. De tarde e nos finais de semana, é a vez dos jovens e adultos da comunidade. Eles pagam um real por hora e o dinheiro ajuda a manter a estação.
Segundo o Ministério das Comunicações, apenas 6% das casas da zona rural brasileira têm acesso à internet.

Nenhum comentário:

Postar um comentário