MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Plantas em extinção voltam a compor vegetação na Serra do Cipó, em MG

 

Biólogos da UFMG estão recuperando espécies de plantas na região.
Até o momento, cerca de 200 mil mudas de 25 espécies já foram plantadas.

Do G1 MG
Plantas nativas que estão ameaçadas de extinção estão voltando a aparecer na Serra do Cipó, na Região Central de Minas Gerais. Um programa para recuperar as espécies é desenvolvido por biólogos da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Até o momento, cerca de 200 mil mudas de 25 espécies já foram plantadas.
De acordo com o técnico ambiental do Parque Nacional da Serra do Cipó Ronaldo Silva Matos os incêndios deste ano foram de maiores proporções e prejudicaram a recuperação de algumas plantas. “Nós selecionamos espécies, algumas que crescem rapidamente, que podem restaurar as áreas degradas rapidamente porque o tempo é um fator chave. Mas também, ao mesmo tempo, procuramos trabalhar aquelas espécies que estavam largamente ameaçadas de extinção”, disse.
O projeto piloto começou há oito anos. Algumas plantas responderam bem à pesquisa e deram sinal verde para o início do replantio. Uma das surpresas dos pesquisadores foi a propagação de uma planta conhecida como “coco loba”. Ela é ameaçada de extinção e é considerada raríssima no cerrado. Depois de várias tentativas na estufa, a planta pode ser vista pela Serra do Cipó.

Nenhum comentário:

Postar um comentário