MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Pesca predatória preocupa pescadores em Aquiraz, no Ceará

 

Pescadores da comunidade do Batoque querem fiscalização e incentivo.
Ceará é o estado que mais produz pescado por ano, diz Ministério.

Do G1 CE, com informações da TV Verdes Mares
A pesca predatória é uma das preocupações dos pescadores da comunidade do Batoque em Aquiraz, Região Metropolitana de Fortaleza. Eles querem mais fiscalização e incentivos para permanecer na atividade. Os barcos à vela continuam trazendo o sustento para a comunidade localizada no litoral leste e a pesca artesanal é mantida pela insistência de pescadores.
Segundo o Ministério da Pesca e Aquicultura, o Ceará ocupa o primeiro lugar no país em produção de pescado. O estado também ocupa o topo na lista em consumo. São 88.694 toneladas de pescado produzidos por ano, valor que não anima quem vive da pesca artesanal. Sem estrutura, investimentos e incentivos por parte do Governo, eles se queixam que está cada dia mais difícil.
Segundo o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), apenas um barco faz a fiscalização de todo o litoral cearense. Ele atua quando o órgão recebe algum tipo de denúncia. Atualmente, o barco está na região do Batoque, em Aquiraz. Com relação a falta de incentivos, o Ministério da Pesca e Aquicultura disse que tem programas e linhas de créditos voltados para os pescadores artesanais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário