MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Município de Eirunepé produz 30 toneladas de borracha natural, no AM

 

Matéria prima segue para usina em Manicoré onde será transformada.
Destino final é uma fábrica instalada em Manaus que produz pneus para motocicletas.

Alan Chaves Do G1 AM
Balsa chega a Manaus com 30 toneladas de borracha natural.  (Foto: Alan Chaves)Balsa chega a Manaus com 30 toneladas de borracha
natural. (Foto: Alan Chaves)
Uma balsa com cerca de 30 toneladas de borracha natural proveniente do município de Eirunepé, a 1.160 km de Manaus, atracou no Porto do Demétrio, no bairro Educandos, Zona Sul da capital, no final da tarde desta quarta-feira (2).

O material extraído pelos seringueiros da associação do município será levado para uma usina onde será transformado e vendido a uma fábrica que produz de câmaras e pneus para motocicletas.
De acordo com o representante da associação dos seringueiros de Eirunepé, em Manaus, Juca Marans, essa é a terceira leva de borracha que o município envia para a Usina Borracha da Amazônia, com sede em Manicoré, na calha do Rio Meira.

“Só este ano Eirunepé já produziu algo em torno de 50 toneladas do material, o que representa um faturamento na ordem da R$250 mil, superando a safra do ano anterior que registrou 41 toneladas” contabiliza o representante.
Alarico, Rosa e Juca, conferem a chegada do produto. (Foto: Alan Chaves)Alarico, Rosa e Juca, conferem a chegada do produto.
(Foto: Alan Chaves)
Segundo informações do representante, os 350 seringueiros estão em plena safra e a expectativa dos produtores é colher até janeiro de 2012 cerca de 100 toneladas, o dobro da safra anterior.
Segundo a coordenadora do programa da borracha no Estado, Rosa Castro, em todo o Amazonas, a previsão é fechar o ano com uma produção de entorno de 1 mil a 1.200 toneladas.

“A atividade extrativa da borracha gera renda para cerca de 2 mil famílias em 22 dois municípios amazonenses. O extrativismo da borracha natural no Amazonas ganha força e a atividade vivencia uma retomada” a coordenadora.

Destino final
Matéria prima será usada para fabricação de pneus e câmaras. (Foto: Alan Chaves)Matéria prima será usada na fabricação de pneus e
câmaras. (Foto: Alan Chaves)
A matéria-prima abastecerá a Usina Borracha da Amazônia, em Manicoré que tem capacidade de beneficiar 2.880 toneladas\ano de GEB (Granulado Escuro Brasileiro).

Toda produção da usina está sendo vendida para fábrica de pneus Neo Tech Pneumáticos, uma filial do grupo Levorin, com sede em São Paulo, que chega a Manaus para trabalhar a transformação do GEB em pneus e câmaras para motocicletas e bicicletas para abastecer o Polo Industrial de Manaus (PIM).

Segundo o proprietário da usina, Alarico Justino Cidade Neto, o município de Eurinepé é um dos principais fornecedores de borracha para a Usina no estado. “Além do próprio município de Manicoré que o maior produtor de borracha hoje no estado do Amazonas em virtude da demanda gerada com a instalação da usina”, afirma.

O empresário também compra borracha dos municípios de Humaitá, Novo Aripuanã, Itacoatiara, Borba, Nova Olinda, Camutama, Tapauá e Itamaraty. “A nossa empresa espera fechar o ano adquirindo 500 toneladas de borracha bruta que é o CPV (Cernambim Virgem Prensado)”, estima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário