MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 12 de novembro de 2011

Minas Gerais tem maior número de reservas particulares, diz pesquisa

 

Das 242 áreas de patrimônio natural duas estão em Uberaba.
Registro deve ser encaminhado ao Instituto Estadual de Florestas.

Do G1 Triângulo Mineiro
Vale Cantado é uma das reservas (Foto: Reprodução/TV Integração)Vale Cantado é uma das reservas
(Foto: Reprodução/TV Integração)
O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade divulgou uma pesquisa esta semana que mostra que Minas Gerais tem o maior número de reservas particulares do patrimônio natural do Brasil. Do total de 242 áreas duas estão em Uberaba.
Uma delas fica a exatamente 30 quilômetros do Centro da cidade e foi transformada em Reserva Particular do Patrimônio Natural em 2004, o que garante que o local será preservado para a eternidade. São 130 mil árvores de vegetação nativa e cinco nascentes que enchem os olhos dos visitantes.
A cachoeira de mais de 15 metros de altura escondida entre as montanhas do córrego da mata batizou o local como Vale Encantado. A reserva em Uberaba é registrada e outra está em processo de registro. O pedido deve ser apresentado ao Instituto Estadual de Florestas (IEF). A iniciativa para se tornar uma reserva de patrimônio natural deve partir do proprietário da terra que recebe apenas alguns incentivos tributários.
A cada área registrada a Prefeitura recebe uma porcentagem, que não é repassada aos produtores rurais, que são obrigados a fazer a manutenção do local. Segundo o diretor de Recursos Ambientais da Secretaria de Meio Ambiente de Uberaba, José Sidney Silva, o recurso vai para um fundo ambiental.
O Vale Encantado é aberto ao público e os visitantes só pagam o consumo. O telefone para contato e agendamento é o (34) 4102-1019.

Nenhum comentário:

Postar um comentário