MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 12 de novembro de 2011

Brasil tem dez mil casos de câncer de laringe por ano, segundo Inca

 

Doença ganhou destaque após ter sido diagnosticada no ex-presidente Lula.
Se descoberta no início chances de cura chegam a 90%.

Do G1 Triângulo Mineiro
Câncer de laringe atinge mais homens (Foto: Reprodução/TV Integração)Câncer de laringe atinge mais homens
(Foto: Reprodução/TV Integração)
O Brasil registra dez mil casos de câncer de laringe por ano, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca). A doença ganhou destaque após ter sido diagnosticada no ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva. O câncer de laringe representa 25% dos tumores malignos que atingem a região da cabeça e pescoço, de acordo com o Inca.
A incidência é maior nos homens com idade acima de 50 anos. Os tumores diagnosticados no inicio têm 90% de chance de cura. O problema é que, na maioria dos casos, as dores só aparecem em um estágio avançado da doença. Portanto, é preciso atenção com outros sintomas, como a rouquidão.
Depois de fumar por 13 anos o pedreiro Ricardo Gomes percebeu que havia algo errado. Ele procurou o médico e o diagnóstico revelou um tumor de laringe, que é a parte do corpo humano responsável pela voz e a deglutição. Ricardo faz tratamento no Hospital do Câncer, em Divinópolis, no Centro-Oeste.
A aposentada Geralda Vieira só procurou o médico depois que perdeu a voz. Há oito anos teve que retirar a laringe. Hoje está curada e conversa com a ajuda de um aparelho. Ela leva uma vida normal e é voluntária no Hospital do Câncer de Divinópolis ajudando outros pacientes a enfrentar a doença.

Nenhum comentário:

Postar um comentário