MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Lotação em delegacias de Goiânia é dez vezes maior que o permitido

 

Vagas abertas na Casa de Prisão Provisória não foram suficientes.
Polícia acredita que feriado prolongado vai agravar o problema.

Do G1 GO, com informações da TV Anhanguera
As 130 vagas abertas este ano na Casa de Prisão Provisória (CPP) não foram suficientes para receber os presos, que acabam ficando nas delegacias. De acordo com a Polícia Civil, o número de detentos em algumas delegacias de Goiânia e Aparecida de Goiânia chega a ser dez vezes maior que a capacidade das celas.

Na quinta feira (10), enquanto mais de 300 pessoas ocupavam celas em delegacias, a CPP disponibilizou 17 vagas. Com isso, presos que deveriam passar de três a dez dias nas delegacias chegam a ficar até três meses.
Um caso extremo é o da Delegacia de Capturas que possui duas celas com 18 metros quadrados, cada uma. De acordo com a lei de execução penal, o espaço pode abrigar três pessoas, mas hoje é dividido por 62 presos, que ficam amontoados nas celas.
Os presos são obrigados a fazer revezamento para dormir. Um dos detentos relata que a primeira turma dorme das 22h às 3h, e a segunda, das 3h às 8h. O espaço não tem sequer iluminação, as condições de higiene são precárias e, apertados, os presos dizem que chegam a sentir falta de ar.
A situação se repete em outras delegacias. Na Delegacia Estadual de Repressão a Narcóticos (Denarc), 30 presos ocupam o espaço onde caberiam só três. Na Delegacia de Investigação Criminal (Deic), 42 se espremem no espaço para seis pessoas.
O superintendente da Polícia Judiciária, Álvaro Cássio dos Santos, está preocupado com a chegada do feriado. Durante quatro dias a CPP vai ficar sem receber novos presos e a população carcerária nas delegacias vai crescer ainda mais. A orientação é que os delegados continuem prendendo. “Neste período, a CPP não recebe presos. Essa superlotação é um facilitador para fugas”, afirma Álvaro. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário