MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

JAC Motors confirma fábrica na Bahia

 

Projeto da marca chinesa será no Polo de Camaçari.
Montadora diz que recebeu mesmos benefícios que a Ford, ali instalada.

Danutta Rodrigues Do G1, em Salvador
A JAC Motors realizou nesta quarta-feira (16), em Salvador, uma cerimônia para confirmar a instalação da primeira fábrica da marca chinesa no Brasil, com investimento de R$ 900 milhões. O projeto do Grupo SHC, representante dos negócios da JAC no Brasil, e da matriz chinesa será instalado no Polo de Camaçari e tem previsão para ficar pronto em 2014. A marca já havia divulgado que 80% do capital para a fábrica será brasileiro e 20% virá da JAC Motors, da China.
"Estamos ofertando o conforto que ofertamos para a Ford e para outras empresas", disse o governador da Bahia, Jaques Wagner, no evento. "Foi uma decisão acertada. Vou à China em dezembro, consolidar o investimento."
Com capacidade para produzir 100 mil unidades anuais em 2 turnos, a montadora prevê que fábrica irá criar 3,5 mil novos empregos diretos e 10 mil indiretos. Sergio Habib, presidente do Grupo SHC, confirmou que a JAC recebeu os mesmos benefícios que a Ford, que instalou sua fábrica na região em 2001, e disse que a localidade foi escolhida "primeiro pelo crescimento do Nordeste e pelo crescimento em Salvador". Segundo o executivo, o mercado automobilístico dobrou nos últimos 6 anos na capital baiana.
"Não devemos nada de nossa mão de obra em relação ao Rio e São Paulo", completou o governador. "Na verdade, existe uma divida com a distancia para o centro consumidor. Quando se tem uma base longe desse centro (sul/sudeste), a logística tem que ser compensada."
Negociações sobre IPIO projeto de construção da planta foi protocolado pela JAC em outubro passado no Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. Wagner e Habib confirmaram nesta quarta que o governo federal negocia mudanças no decreto sobre o aumento do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), que atinge carros importados de fora de Argentina, Uruguai e México. Nos moldes da medida original, carros fabricados no Brasil são isentos desde que cumpram regras como ter 65% de peças nacionais.
Habib confirma a instação da fábrica na Bahia ainda que não haja flexibilização do IPI. Em setembro, dias depois de a medida do Ministério da Fazenda ser anunciada, a JAC ameaçou cancelar os planos. A alta do imposto, adiada por uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), começará a valer em dezembro e seguirá até o fim de 2012.
Além da JAC, outra marca afetada pelo IPI, a também chinesa Chery, constrói sua primeira fábrica no Brasil. A BMW também apresentou planos de instalar-se no país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário