MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 5 de novembro de 2011

Governo do AM proíbe prática de esportes radicais na Ponte Rio Negro

 

Vídeo em que atleta praticava salto da Ponte foi visto cerca de 36 mil vezes.
Reunião da GGI proibiu a prática destes esportes no local.

Marina Souza Do G1 AM
 Atleta amazonense Stanley William salta de 'BASE jumping' na Ponte (Foto: Reprodução Internet) Atleta amazonense Stanley William salta de
'BASE jumping' na Ponte
(Foto: Reprodução Internet)
O Gabinete de Gestão Integrada (GGI) do Amazonas realizou reunião, na tarde da sexta-feira (4), para discutir a prática de esportes radicais na Ponte Rio Negro. A comissão se reuniu após a divulgação de um vídeo na internet onde o atleta amazonense Stanley William, de 31 anos, salta de 'BASE (do inglês "Building, Antenna, Span, and Earth"- "prédios, antenas, vão e Terra") jumping' na Ponte.
Na reunião, membros do GGI decidiram proibir a prática de tais esportes na Ponte por envolver diversos outros fatores. Segundo a Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP/AM), para praticar o 'base jumping', o atleta precisa de um barco auxiliando no Rio, envolvendo uma logística de acompanhamento da Sociedade Navegação Portos e Hidrovias do Amazonas (SNPH) porque a ponte ainda está sem o sistema de proteção, que ficará pronto apenas em janeiro. A prática também exigiria que um carro fosse estacionado no local onde é realizado o salto, atrapalhando o trânsito e quebrando normas impostas pelo Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran/AM).
A Ponte Rio Negro, inaugurada no dia 24 de outubro, serviu de palco para a prática do 'base jumping' no último dia 1º. O vídeo divulgado no site Youtube foi visto por cerca de 36 mil pessoas. O atleta, que é o único praticante da modalidade no Estado, contou ao G1 estar orgulhoso de ser o primeiro a saltar da ponte.
Para ele, isto é importante para divulgar o esporte no Estado. "Poucas pessoas conhecem o base jumping. Todo mundo acha que é igual ao paraquedismo, mas é bem diferente. Em países como os Estados Unidos há até um dia de prática do esporte, o Bridge Day. Nesta data, centenas de atletas se reúnem para saltar de pontes famosas no país", contou.
De acordo com o 'base jumper', foi necessário um grande estudo para realizar o salto. "Analisei o tempo, os espaços da ponte, o vento. Tudo isso influencia. O sucesso no salto foi fruto de muito trabalho", disse.
O atleta contou ao G1 que já realizou cerca de 300 saltos ao redor do mundo. Em Manaus, os pontos favoritos são antenas de telefonia e prédios. "Mas agora tem a Ponte, que já sei que é ótima para isso", completou.
Para Stanley William é importante divulgar o esporte no Estado (Foto: Reprodução Internet)Para Stanley William é importante divulgar o
esporte no Estado (Foto: Reprodução Internet)
Pontos turísticos são os favoritos de Stanley. Além de praticar 'base jumping' na Ponte Rio Negro, um dos lugares mais visitados em Manaus atualmente, Stanley William também já saltou do Cristo Redentor, monumento no Rio de Janeiro considerado uma das sete novas maravilhas do mundo.
Stanley informou que, apesar do forte policiamento no local, ele não teve problemas para praticar o esporte no local. "A ponte está sempre cheia de policiais trabalhando, mas eles não me impediram de praticar o esporte. Eles estão fazendo segurança dos veículos que por ali trafegam. Isso é ótimo, pois não há razão para impedir algo tão saudável. Sou profissional, não tinha perigo algum", disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário