MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Chuva faz Prefeitura de Jaú, SP, decretar situação de emergência

 

Segundo o prefeito, foi a pior enchente em 30 anos na cidade.
Pelo menos mil pessoas foram afetadas pelos alagamentos.

Do G1 SP, com informações do Bom Dia Brasil
A Prefeitura de Jaú, no interior de São Paulo, decretou situação de emergência na cidade devido aos estragos causados pela chuva ocorrida nesta terça-feira (15). Vários pontos do Centro do município e do bairro Sempre Verde foram alagados com o transbordamento do Rio Jaú.
Segundo o prefeito da cidade, Osvaldo Franceschi Júnior, foi a pior enchente em 30 anos. Ele deve ir até a capital paulista nesta quarta-feira (16) para buscar recursos para sanar os danos.
Imagens registradas pelo helicóptero da Polícia Militar mostram a cidade debaixo d'água. O Rio Jaú transbordou em vários pontos. De acordo com a Defesa Civil, pelo menos mil pessoas foram afetadas pela enchente. Um ônibus ficou ilhado. Policiais militares fizeram o resgate do grupo - um a um, todos foram salvos e ninguém ficou ferido.
A água invadiu várias casas e um carro quase ficou submerso. Os moradores tentavam salvar o que sobrou. Com ajuda de um bote, os bombeiros resgataram mais de 12 pessoas, entre elas o aposentado Pio Prado. “Começou a subir e subiu rapidamente. Já vi varias vezes, mas o nível da água foi mais baixo”, disse.
De acordo com a Prefeitura de Jaú, nos 15 primeiros dias de novembro choveu três vezes mais que no mesmo período de 2010. “Foram aproximadamente 70 milímetros na cabeceira, fora o que caiu na cidade de Jaú. Tudo somado, acredito que vai dar 130 milímetros”, afirmou Valdir Baltazar, coordenador da Defesa Civil.
RegiãoEm Dois Córregos, outra cidade da região, uma granja e as aves ficaram cobertas de lama. O terreno ficou tomado de plantas aquáticas trazidas pela enchente. Dos 28 mil pintinhos, apenas dois se salvaram.
Em Botucatu, um cinegrafista amador flagrou o momento em que um homem desliza pelo barranco perto de um córrego. Ele ficou parcialmente soterrado. O homem foi resgatado e encaminhado ao hospital. A polícia isolou a área, já que o barranco cedeu até a ponte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário