MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

BC mantém em 15% pagamento mínimo do cartão de crédito

 

Medida previa elevar percentual mínimo para 20% em dezembro.
Nível 'tem se mostrado suficiente, segundo o Banco Central.

Do G1, em São Paulo, com informações da Agência Estado
O Banco Central informou no fim da tarde desta sexta-feira (11) que desistiu de aumentar o porcentual para o pagamento mínimo mensal da fatura do cartão de crédito a partir de dezembro.
Em decisão divulgada nesta sexta, o BC informa que o pagamento mínimo dos extratos seguirá em 15% do valor total da fatura do saldo devedor. A  Circular nº 3.512, editada em 25 de novembro de 2010, previa que o porcentual de pagamento mínimo subiria para 20% no dia 1º de dezembro.
A medida representa um afrouxamento em relação ao que o governo habia anunciado em novembro, quando pretendia conter o consumo e o endividamento no país.
De acordo com a instituição, o porcentual "tem se mostrado suficiente para o controle dos valores em exposição, decidiu mantê-lo inalterado".

Empréstimo consignado
Segundo nota do BC, as operações de crédito consignado com prazos até 60 meses receberão fator de ponderação de risco (FPR) de 75% ou 100% - o que na prática significa que as instituições terão de ter menos capital próprio do que é exigido hoje para conceder esses empréstimos.
Quanto maior o risco do empréstimo para a instituição financeira, maior tem que ser a quantidade de dinheiro próprio no empréstimo - para que, caso o mesmo não seja quitado pelo tomador, o banco possa cobrir o valor.
Já as operações de crédito consignado com prazo superior a 60 meses receberão fator de ponderação de risco de 300%.
Com informações da Reuters

Nenhum comentário:

Postar um comentário