MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 5 de novembro de 2011

Banco de sangue da Fundação de Hematologia do AM em estado crítico

 

Número de bolsas coletadas está bem abaixo da meta diária de 250.
Hemoam intensifica trabalho de coleta a partir deste sábado (5).

Anderson Vasconcelos Do G1 AM
A Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam) está com o estoque de sangue em estado crítico, principalmente a quantidade de hemácias, um dos três componentes do “líquido vermelho”. Só nesta sexta-feira (4), foram coletadas 160 bolsas de sangue, considerando as doações efetuadas no Hemocentro, na sede da Fundação, e no posto de coleta da Maternidade Ana Braga. A meta é de 250 doações por dia.
De acordo com informações do Hemoam, a média diária de coleta variou entre 140 e 150 bolsas em outubro, redução já esperada para o período, por conta da quantidade de feriados no mês. Conforme a instituição, no segundo semestre, o volume de doações começa a cair a partir do feriado da pátria, em setembro, e só volta a subir durante a Semana Nacional do Doador, nos últimos dias de novembro.
Mas, para não esperar até lá, a Fundação passa a intensificar o trabalho de convocação de doadores de sangue para regularização de estoque, abrangendo todos os tipos sanguíneos. Neste sábado (5), o hemocentro, na Avenida Constantino Nery, Chapada, Zona Centro-Sul de Manaus, funcionará com equipe redobrada para receber os candidatos à doação, no horário das 7h às 18h. A unidade funciona todos os dias, com exceção do domingo.
Quem preferir pode procurar o posto de coleta da Maternidade Ana Braga, na Alameda Cosme Ferreira, Bola do São José, Zona Leste da capital, no mesmo horário, mas somente de segunda a sexta-feira. “O principal objetivo é a regularizar os estoques, especialmente pela proximidade de mais feriados”, Zeilla Frota, Gerente de Captação de Doadores.
Pré-requisitos – Para ser doador de sangue é importante observar os seguintes critérios: gozar de boa saúde, estar bem alimentado, ter entre 16 e 67 anos, pesar mais que 50 quilos e não ter tido hepatite após os 10 anos de idade. No ato da doação é necessário apresentar documento de identidade com foto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário