MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

São Paulo entra na briga com Rio e ES para garantir royalties


Josué de Oliveira
Redação Folha Vitória

Depois de ser apontado como um estado que ainda não tinha entrado de fato na briga pelos royalties de petróleo, o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), anunciou, nesta sexta-feira (21), que vai se aliar aos estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo para evitar aprovação do projeto que redistribui os lucros da exploração petrolífera.
O anúncio foi feito ao governador do Estado, Renato Casagrande (PSB). Segundo o socialista, Alckmin afirmou que está firma na luta e vai reunir sua bancada e lideranças do PSDB para evitar que o projeto do senador Vital do Rêgo entre em votação na Câmara Federal.
Caso seja aprovada pelos deputados federais, assim como aconteceu no Senado, o novo modelo de distribuição dos royalties vai causar um prejuízo de até R$ 525 milhões aos cofres capixabas a partir do ano que vem. O prejuízo acumulado até 2015 chega à cifra de R$ 3,5 bilhões.
Casagrande disse ainda que o governador paulista se comprometeu a conversar com a presidente da República, Dilma Roussef (PT) para sensibilizá-la sobre os prejuízos que os estados produtores terão caso a matéria seja aprovada.
“Ele está incorporado ao projeto e disse que se formos ao Supremo ele também irá junto. Com isso podemos provocar uma proposta que não nos traga prejuízos. Esse movimento nos fortalece porque a bancada de São Paulo é grande e permite avaliar nosso posicionamento com a bancada capixaba durante a reunião que vamos ter na próxima segunda-feira”, explicou Casagrande.
O governador capixaba disse que está otimista com o apoio de Alckmin na luta para garantir os royalties. Nesta sexta-feira, o chefe do Executivo do Rio de Janeiro, Sergio Cabral, esteve com Dilma para tentar evitar a redução das verbas.
Casagrande não descartou um encontro também com a presidente para discutir o assunto. Ele tinha uma viagem agendada para a próxima terça-feira, mas como a votação do veto a emenda Ibsen foi adiada ele ainda não decidiu se fará a viagem.
Foto: Bruno Coelho

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário