MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 23 de outubro de 2011

Projeto incentiva a criação de peixes em Três Ranchos, no Sudeste de GO

 

Produção acontece em 20 tanques-rede distribuídos no lago da cidade.
Objetivo é ajudar e facilitar a atividade de pescadores da região.

Do G1 GO, com informações da TV Anhanguera
Um novo projeto foi implantado em Três Ranchos, município que fica no sudeste de Goiás, para incentivar a criação de peixes no estado. A iniciativa é do Ministério da Pesca e o objetivo é ajudar e facilitar a atividade dos pescadores.
A produção de peixe acontece no sistema de tanque-rede, onde cada reservatório tem 2 metros de comprimento e 1,5 metros de profundidade. Em Três Ranchos, 30 mil tilápias foram distribuídas em 20 tanques-rede. Foram colocados 900 peixes em cada reservatório e a expectativa dos produtores é que dentro de seis meses a produção chegue a 18 toneladas.
O primeiro passo é colocar os peixes em um espaço chamado de berçário. “Ele é colocado no berçário até alcançar 80 gramas. Depois é passado para a gaiola, onde fica até a parte final da engorda, que dura seis meses. O peixe será abatido quando alcançar uma média de 800 gramas”, explica o piscicultor Renato Carlos Batista.
O piscicultor explica ainda que de seis em seis horas os peixes precisam ser alimentados com ração e que a água também precisa ser monitorada para garantir a qualidade do pescado. “Temos que acompanhar direto o PH da água, a temperatura e a alcalinidade. Também evitamos que barcos passem aqui perto para evitar o estresse do peixe.”
Vantagens
Em Três Ranchos, mais de 20 pessoas que vivem da pesca foram selecionadas para participar do projeto. “É mais fácil porque você não precisa ficar correndo atrás e pegando friagem e chuva”, conta o pescador Evolmar Divino, que gostou da iniciativa e espera faturar com a novidade.
Segundo os responsáveis pelo projeto, Três Ranchos tem um grande potencial para a pesca. “É um projeto ainda não existente na nossa região, nós estamos implantando aqui agora. É bastante interessante e, com certeza, vai melhorar bastante a questão econômica do município, haja vista que o mercado de peixe está crescendo no Brasil”, ressalta o secretário municipal de agricultura, Haroldo Calaça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário