MEDIÇÃO DE TERRA

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MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Greve dos bancários fecha mais de 9 mil agências nesta segunda-feira

 

Paralisação afetou 45,28% dos estabelecimentos do país.
Maior greve em termos de adesão pode se tornar a mais longa, diz Contraf.

Do G1, em São Paulo
Nesta segunda-feira (10), os bancários paralisaram 9.090 agências e centros administrativos de bancos públicos e privados em todos os 26 estados e no Distrito Federal, segundo balanço da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT). O número equivale a 45,28% das 20.073 agências existentes no país.
Greve dos bancários chega ao 14º dia nesta segunda-feira (10) (Foto: Anderson Barbosa/AE)Greve dos bancários chega ao 14º dia nesta segunda-feira (10) (Foto: Anderson Barbosa/AE)
De acordo com a Contraf, a atual paralisação, que já é a maior da categoria nos últimos 20 anos em termos de adesão, caminha para se tornar também a mais longa. A paralisação do ano passado durou 15 dias. A deste ano completa 14 dias nesta segunda.
Carlos Cordeiro, presidente da entidade e coordenador do Comando Nacional dos Bancários, afirma, em nota, que a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) ainda não respondeu à carta enviada pela Contraf na última terça-feira (5), solicitando a retomada das negociações. “Enquanto seguimos reafirmando nossa disposição para o diálogo, os bancos e o governo enrolam e tentam confundir os bancários e a sociedade. A tática deles não vai funcionar.”
O Comando Nacional se reúne nesta terça-feira (11), a partir das 10 horas, em São Paulo, “para avaliar a greve e ampliar ainda mais o movimento”.
Reivindicações
Os bancários entraram em greve por tempo indeterminado, após a quinta rodada de negociações com a Fenaban, ocorrida no dia 23. A proposta patronal contemplava reajuste de 8% sobre os salários, o que representa aumento real de 0,56%, segundo a Contraf. A reivindicação da categoria é de 12,8% de reajuste, sendo 5% de aumento real.
Os bancários pedem, ainda, valorização do piso, maior Participação nos Lucros e Resultados (PLR), mais contratações, fim da rotatividade, melhoria do atendimento aos clientes, fim das metas abusivas e do assédio moral, mais segurança e igualdade de oportunidades.

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