MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Empreendedorismo regional em foco na Feira Internacional da Amazônia

 

Maior evento multissetorial da região, atrai empresários de diversos países.
Os investimentos desta edição são 10% maiores do que as do último ano.

Marina Souza Do G1 AM
Começou, na noite desta quarta-feira (26), a sexta edição da Feira Internacional da Amazônia (Fiam). O evento, que traz mais de 400 expositores, foi lançado em cerimônia com presença do governador do Estado, Omar Aziz (PSD), do secretário-executivo do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Alessandro Teixeira, e do superintendente em exercício da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), Oldemar Ianck, entre outras autoridades.
Abertura da 6ª Feira Internacional da Amazônia (Foto: Antonio Lima / SUFRAMA)Abertura da 6ª Feira Internacional da Amazônia (Foto: Antonio Lima / SUFRAMA)
De acordo com Omar Aziz, a Fiam mostra aos visitantes da feira e para o resto do Brasil a importância da Zona Franca de Manaus (ZFM). Para o governador, é importante ressaltar que "os produtos fabricados no Amazonas não perdem em qualidade para os de nenhum outro lugar do mundo".
O secretário-executivo do MDIC, Alessandro Teixeira, elogiou a FIAM 2011. "A Feira possibilita conhecermos o espetáculo da sustentabilidade e das potencialidades da Amazônia", afirmou.
A assinatura do Projeto de Lei assinado pela presidente Dilma Rousseff durante a inauguração da Ponte Rio Negro, no último dia 24, para a extensão dos incentivos fiscais à Região Metropolitana de Manaus (RMM) e a assinatura do Projeto de Emenda Constitucional (PEC) prorrogando os incentivos em mais 50 anos foram lembrados pelas autoridades. Segundo Omar, "isto mostra como que a presidente se importa com o Amazonas".
Alessandro Texeira visita pavilhão principal  (Foto: Hudson Fonseca / SUFRAMA)Alessandro Texeira visita pavilhão principal (Foto: Hudson Fonseca / SUFRAMA)

O evento, que movimenta cerca de US$ 12,5 milhões de dólares, acontece até o próximo dia 29 no Studio 5 Centro de Convenções, na Zona Sul de Manaus. Considerada o maior evento multissetorial da região, a Feira Internacional da Amazônia atrai empresários de países como Argentina, Chile, Colômbia, Equador, Panamá, Peru, República Dominicana, Suriname e Venezuela, câmaras de Comércio da Áustria e Guiana Francesa, para o Amazonas.
O coordenador-geral de promoção comercial da Suframa, Jorge Vasques, explicou que esta edição do evento traz novidades na área do empreendedorismo com produtos regionais. "Temos o Salão de Negócios Criativos com muitas novidades. Foram escolhidos 15 projetos, entre 200 inscritos, para serem apresentados em um Fórum de Investidores; eles definirão se essas ideias, ligadas a produtos da Amazônia, podem virar realidade", explicou.
Os investimentos desta edição são 10% maiores do que as do último ano. De acordo com a Suframa, empresários investem US$ 12.540.000 no evento.
Programação
No pavilhão central do Studio 5, o público pode conferir as últimas novidades em termos de produtos fabricados com alta tecnologia por empresas do Polo Industrial de Manaus (PIM). Também há espaço destinado à exposição institucional de Governos dos Estados do Acre, Amazonas, Rondônia, Roraima e os municípios de Macapá e Santana, no Amapá. Representantes do Pará, Tocantins, Mato Grosso e Maranhão serão convidados especiais da Fiam.
O evento conta ainda com a Rodada de Negócios, realizada em parceria com o Serviço de Apoio a Micro e Pequenas Empresas do Amazonas (Sebrae-AM), que proporciona encontro entre empresas demandantes e ofertantes de produtos e serviços.

Também acontece a Rodada de Negócios de Turismo, promovida em parceria com a Convention Bureau do Amazonas, e que terá como um dos focos principais estreitar as relações comerciais com o mercado norte-americano – o segundo maior emissor de turistas para o Brasil.
Acontecerá ainda a sexta Jornada de Seminários. Na sessão, deverão ser debatidos temas estratégicos para o desenvolvimento regional, com objetivo de difundir conhecimentos sobre a Amazônia e gerar subsídios para a orientação de políticas públicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário