MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Auditoria aponta falha em controle de medicamentos da rede pública do DF

 

Relatório foi feito pelo TCDF no Programa de Assistência Farmacêutica.
Em 2010, 42% dos remédios faltaram durante seis meses ou mais.

Do G1 DF, com informações do DFTV
Auditoria do Tribunal de Contas do Distrito Federal no Programa de Assistência Farmacêutica, da Secretaria de Saúde, aponta que não existe controle dos remédios distribuídos. O levantamento mostra ainda que falta planejamento na entrega dos medicamentos, e que isto gera a falta de remédios para pacientes da rede pública. O relatório mostra que, em 2010, 42% dos remédios faltaram durante seis meses ou mais tempo, e 19% estiveram em falta durante todo o ano.

A auditoria determina que a Secretaria de Saúde abasteça os centros com todos os medicamentos necessários e faça um levantamento de quantos pacientes precisam dos remédios. O governo terá que estabelecer um controle dos medicamentos entregues e que estão nos estoques, além de registrar os prazos de validades de cada medicação.

A Secretaria de Saúde informou que está reformando um prédio em Ceilândia, cidade a 26 quilômetros de Brasília, para desconcentrar os serviços farmacêuticos, onde atenderá os pacientes. A secretaria afirmou ainda que aprovou um projeto para resolver a demanda de armazenamento, transporte e distribuição de medicamentos.

Alguns pacientes alegam que o problema continua. A dona de casa Cláudia Regina foi buscar nesta quinta-feira (27) dois remédios para controlar diabetes e anemia para o marido e não conseguiu retirar os medicamentos.

Veja íntegra da nota divulgada pela Secretaria de Saúde nesta quinta-feira (27):

“A Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal/SES-DF, por meio da Diretoria de Assistência Farmacêutica/DIASF, informa que em atendimento à determinação judicial está realizando a desconcentração dos serviços farmacêuticos, para isso está reformando um prédio em Ceilândia, que atenderá a população local e da região.

A SES/DF ressalta que aprovou no Conselho de Saúde do Distrito Federal/DF um projeto básico de logística que tem como objetivo resolver a demanda de armazenamento, transporte e distribuição de medicamento para toda a rede de Saúde do Distrito Federal.

Além disso, estão constituídos dois grupos de trabalho (Farmácia Hospitalar e Atenção Básica à Saúde), que estão finalizando proposta de reestruturação dos serviços farmacêuticos e elaborando os procedimentos operacionais destes serviços.

A Secretaria esclarece que está organizando, em parceria com a Universidade de Brasília/UNB, projeto de capacitação para os farmacêuticos da Rede. Como também, segue a legislação e as Normas da Câmara de Regulação de Medicamentos e produtos de saúde."

Nenhum comentário:

Postar um comentário