MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 2 de outubro de 2011

Alunos superam dificuldades por meio da música em Manaus

 

Projeto 'Musicando' oferece aulas de violão e coral gratuitas.
Ação é desenvolvidas em duas escolas públicas de Manaus.

Do G1 AM
Duas escolas públicas de Manaus dão exemplo nacional de força de vontade e integração da comunidade estudantil com a música. Antes mesmo de encerrar o prazo dado às unidades de ensino fundamental e médio para inclusão da música na grade curricular, em agosto, as instituições já desenvolviam projetos exemplares.

Na Escola Estadual Brigadeiro João Camarão Telles, no bairro São Lázaro, Zona Sul da capital amazonense, o ensino da música é levado a sério pelos alunos. Na instituição, as aulas teóricas e práticas de violão e do coral são lecionadas no auditório da unidade.

Nesse ambiente, os estudantes compartilham não somente o desejo de aprender o tocar um instrumento, mas de superar seus próprios limites. Caso de Paulo Henrique, de 14 anos, que mesmo sem a mão e o ante-braço, desenvolver uma maneira própria de tocar violão. "Cada um tem o seu dom e consegue as coisas conforme o seu querer e persistência", afirmou.

Ele participa há dois anos do projeto "Musicando", oferecido pela escola muito antes da Lei 11.769 ter sido sancionada, em 2008. Cerca de 50 alunos participam das aulas de violão e coral.

Na Escola Municipal Temístocles Pinheiro Gadelha, no bairro Jorge Teixeira, Zona Leste de Manaus, outro projeto tem conquistado as crianças: o "Flauteando com a Escola e a Comunidade", que ensina teoria e prática musical nacional e internacional.

O interesse pela história da música e por compositores renomados já faz parte da vida dos pequenos. Para a Gabriela Souza, de 11 anos, "Mozart tinha cinco anos quando ele começou a tocar. Numa bela noite ele aproveitou que o pai estava dormindo para tocar piano", contou a estudante.

"O objetivo do projeto é proporcionar à comunidade a oportunidade de estudar música, porque há ela é carente nesse sentido", disse o professor Gilson Victor.
Orientação

O prazo para a adequação das escolas terminou no mês de agosto. A representante da Associação Brasileira de Educação Musical, seção regional (Abem/AM), Rosemara Staub, afirma que as unidades de ensino podem recorrer às universidades para aperfeiçoar a formação dos professores e atender as exigências da lei.

"A Universidade Federal do Amazonas tem um projeto de extensão chamado 'Escola de Artes', com curso de curta duração e voltado ao ensino das artes e da música", assegurou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário