MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 2 de outubro de 2011

Agrônomo ensina como preparar algumas mudas de palmeira real

 

É preciso colher os frutos dos cachos do alto da árvore.
O fruto deve estar maduro e com coloração vinho.

Do Globo Rural
O Instituto de Botânica de São Paulo tem uma alameda bonita, com palmeira real dos dois lados. São pelo menos 200 árvores e as mais antigas beiram os 80 anos de idade.
A primeira providência para fazer muda de palmeira real é fazer a coleta dos frutos no topo de uma palmeira.
O agrônomo Francismar Aguiar, especialista neste tipo de planta explica porque isso tem que ser feito. “Lá em cima, diretamente nos cachos estão os melhores frutos, os mais saudáveis”.
Para saber se o fruto está bom para ser colhido, é preciso chegar próximo ao cacho.
“A coloração do fruto deve ser cor de vinho e para ter mais certeza de que o fruto está maduro é preciso ver se polpa sai facilmente, uma prova de que o fruto está maduro, no ponto de ser colhido”.
A coleta das sementes no Instituto de Botânica é feita com a ajuda de um braço hidráulico, acoplado na carroceria de um caminhão. Dentro do cesto, o funcionário é içado até o topo da árvore em pouco mais de dois minutos. Retira o cacho com a ajuda de um serrotinho e, na descida, dá até para apreciar a paisagem.
A próxima tarefa é destacar os frutos do cacho e colocá-los em um balde com água. “Deixe por cerca de três dias para amolecer a polpa, com renovação de água para não fermentar”, explica.
Na água corrente tire a polpa para limpar as sementes. Não é preciso deixar secar depois de limpa. O próximo passo é colocar as sementes no substrato de terra vegetal peneirada.
Caso não se encontre uma bandeja de isopor com divisões, o plantio da semente pode ser feito em saquinhos plásticos próprios para mudas.
Para ter certeza que está colocando uma semente em cada divisão do isopor, o agrônomo faz primeiro a distribuição e só enterra depois que todas as celas estiverem completas.
A taxa de germinação, pela semente ser fresca, é entre 50 e 80%. Para isso, é importante regar todos os dias. O agrônomo ainda recomenda que a bandeja seja coberta com um plástico grande, para que a temperatura se mantenha entre 25 e 30 graus. Ao primeiro sinal de germinação, já não é mais necessário usar o plástico.
“Num prazo entre 30 e 60 dias espera-se que as sementes já estejam germinadas. E para fazer o plantio no campo, o ideal é passar as mudas, quando elas estiverem um pouco maiores para um vaso individual e esperar que elas atinjam no mínimo 30 a 40 centímetros de tamanho para levar até o local definitivo, isso leva de um a dois anos”, orienta.
A palmeira real que Francismar Aguiar planta é ornamental, nativa de Cuba. Outra palmeira real de origem australiana, e também cultivada no Brasil, serve para a produção de palmito. Tem ainda a palmeira imperial do Caribe, a que enfeita o Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Todas as mudas são produzidas da mesma forma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário