Aero reaberto é factoide
Já foi explicado zilhões de vezes porque é impossível, mas vira e mexe o
factoide de reabrir o "aeroporto" de Itabuna reaparece. Nesta semana
até a Prefeitura entrou no esparro. Desenhando: pelas regras atuais da
Aeronáutica é impossível reabrir o aeroporto, por questões de segurança.
Receita de tragédia
Uma das pontas da pista dá de frente para o Goes Calmon, onde qualquer
acidente iria gerar uma tragédia de grandes proporções. Ninguém quer ver
um avião caindo em cima do Shopping Jequitibá ou das praças. A outra
ponta é mais baixa que a BR-101. Somando tudo, é barril de pólvora.
Aceso.
O aeroporto é o outro
Ao invés de se preocupar com uma coisa pequena, que só beneficia meia dúzia de pessoas, a Prefeitura devia brigar pelo aeroporto internacional e alfandegado, que atrairia investimentos e empresas para o sul da Bahia, gerando milhares de empregos e milhões em arrecadação.
Cururu cheirador na área
A foto é claríssima. O deputado comunista Marcio Jerry foi flagrado, de
olhinho fechado, com a cara enfiada no cabelão da colega Júlia Zanatta,
cheirando, como se estivesse num ônibus de subúrbio. Mas a imprensa de
esquerda baiana, para apoiar Lídice, quer transformar a vítima em
culpada.
"Feministas" de almanaque
O fato é que pegou muito mal a deputada baiana Lídice da Mata defender o
colega tarado comunista Márcio Jerry e atacar a vítima do assedio na
Câmara dos Deputados, Júlia Zanata, porque é bolsonarista. Outra
vergonha foi o silêncio das baianas de esquerda Alice Portugal e
Ivoneide Caetano.
Mulher, só se for gauche
Pela cabeça torta delas, mulher bolsonarista não é mulher, é trans.
Peraê, se fosse trans elas defenderiam. Então mulher só merece defesa
contra assédio se for de esquerda, se "fizer o L", se for cúmplice do
governo. Depois dizem atuar "em defesa das mulheres". Nadam numa piscina
cheia de cinismo.
Respeite Gonzagão, FICC
No ano passado a FICC esculhambou o São Pedro com uma lista de atrações
recheada de brega, sertanejo e quase nada do ritmo tradicional da festa,
o forró. Neste ano, o Ticomia se redimiu e o foco será no forró, em
Conquista a mesma coisa. Será que em Itabuna é micareta de novo?
Socorro, o piloto sumiu
Enquanto a Bahia se acaba em atentados contra escolas e invasões de fazendas por terroristas do MST, onde está o comandante do estado? Postando foto passando roupa na China, onde vai completar 18 dias e levará mais dois para voltar. Quase um mês de passeio caro com resultado zero para os baianos.
O estado fazedor de memes
Na verdade, quase zero, já que as declarações de tabaréu nas redes
sociais e a falta do que fazer por cinco dias, enquanto esperava pela
chegada do Ludrão, fizeram a alegria da internet, com dezenas de memes.
Mais uma vez, a Bahia fica famosa não por suas qualidades, mas por votar
errado.
Ô imprensa maldita...
Só nesta semana a Bahia teve ataques a escolas, tiroteio, perseguição e
troca de tiros na avenida Paralela, ônibus incendiado, escola e hospital
invadidos, idosas sequestradas, idoso baleado em assalto... tudo isso
só em Salvador. Mas o Poste Jera diz que a culpa da insegurança é... da
imprensa, por noticiar.
Tropa particular do vice-poste
Enquanto a violência e a criminalidade dominam a Bahia, não custa
lembrar que a PM mantém 33 policiais cuidando de apenas uma pessoa, o
vice-Poste Geraldinho. Aproveitando a ausência de Jera, ele ainda
arrombou as contas do estado levando sua 'entourage' em passeios por
dezenas de cidades.
Bem longe dos problemas
Parece piada, mas é verdade. A Câmara de Ilhéus marcou uma sessão para discutir os problemas da Zona Norte da cidade. Mas ela será feita bem longe, no Boca du Mar, na Zona Sul. Parece que os vereadores não têm interesse em ir até a Zona Norte para ver de perto que problemas são esses.
Marão, o demolidor
O prefeito de Ilhéus, Marão, quer demolir todas as cabanas de praia da
orla sul. Mas não quer pagar um centavo por isso. O cabaneiro que se
vire para demolir e construir outra no padrão que a Prefeitura vai
impor, com certeza bem pior que as atuais. Para ele é fácil quando o
dinheiro é dos outros.
Um inferno à beira-mar
Os cabaneiros devem entrar na Justiça para obrigar a Prefeitura a pelo
menos pagar pela demolição, já que o desejo de destruir tudo é dela. Mas
o projeto vai complicar a vida dos empresáriros, que são pequenos e
enfrentaram dois anos fechados, mais enchentes no verão de dois anos.
Só não anda pra frente
É uma tradição antiga a Prefeitura de cidades menores bancar ônibus para
levar estudantes até a universidade mais próxima. Mas o prefeito de
Canavieiras, Carangueida, andou de lado de novo e cortou o ônibus que
levava os alunos para as faculdades de Ilhéus e Itabuna. Sem explicação,
sem motivo.
Pros amigos tá sobrando
Os estudantes da cidade não têm R$ 60 para pagar, todo dia, para ir e voltar de Ilhéus, ou R$ 100 para Itabuna. Isso dá R$ 1.320 por mês no primeiro caso e R$ 2.200 no segundo. Carangueida não se importa. O importante para ele é dinheiro para eventos e festas dos amigos. O estudante que se vire.
Alô, Ávila, conserta aí
É falsa a notícia de que o governo Ludrão liberou R$ 82 milhões para a
construção de 697 casas em Itabuna. Esse dinheiro foi liberado pelo
presidente Jair Bolsonaro, a pedido do então ministro João Roma, em
agosto do ano passado. A transferência dependia de providências da
prefeitura.
Quem não ajudou foi Rui
Essas providências só foram cumpridas agora, por isso a transferência,
que é obrigatória, não foi feita antes. Ludrão não liberou nada nem
teria como impedir a transferência. A tentativa de dar a ele o crédito
pela verba é uma vergonha. O governo de seu parceiro Rui não liberou um
centavo.
Carroça é mais seguro
As viações São Miguel e Viametro querem dar um tapa na cara do ilheense.
Querem aumentar a passagem para R$ 5, enquanto suas vítimas são
obrigadas a viajar em sucatas com pneus carecas, sem força para subir
ladeira nem freio para descer, com portas caindo no trajeto, bancos
quebrados e enferrujados.
O certo, se quiserem fazer...
Se o prefeito Mário Alexandre tiver o mínimo de vergonha na cara e os
conselheiros de transporte não tiverem se vendido, devem exigir que as
duas empresas primeiro tragam ônibus novos e garantam a manutenção, para
só depois conseguir o aumento da passagem. Devem isso aos usuários.
Um pequeno exemplo
Nesta semana, mais uma vez, um ônibus da Viação São Miguel perdeu o freio numa ladeira, lotado, no Maria Jape. Apesar de ser um dos raríssimos veículos novos, ele mostra que não existe manutenção na empresa. Até agora ninguém foi preso. Estão esperando uma tragédia com mortes.
Levando Rui por oito anos
A blogueira Olga, uma russa que conta suas experiências depois que mudou
para o Brasil, fez um video sobre palavras em português que, em russo,
são palavrão. Uma delas é "Rui", que lá do outro lado do mundo é gíria
pesada para penis. Para os baianos, agora tudo faz sentido...
Comparando luxo com lixo
Fez sucesso na internet uma comparação entre a viagem do governador de
São Paulo, Tarcisio de Freitas, de cinco dias a Paris, com a do poste da
Bahia, Jerônimo, de 18 dias, à China. Em cinco dias Tarcisio fechou R$
188 bilhões em investimentos e uma filial do Instituto Pasteur na
capital paulista.
Desocupado da playlist
Tudo que Jerônimo fez até agora foi postar no Twitter uma baboseira
sobre a viagem, foto passando roupa e um pedido de sugestões para a
playlist que estava fazendo na viagem. A melhor sugestão veio do
jornalista Augusto Nunes, ferino e inteligente como sempre: "Vai
trabalhar, vagabundo", de Chico Buarque.
A reforma rotatória do IME
Segundo notícias antigas da Prefeitura de Ilhéus, o IME passou por
"reforma completa" em 2018. Um ano depois os alunos denunciavam o
péssimo estado. Marão fez outra "reforma completa" que terminou em 2021.
Pelo jeito foi feita com barbante e cuspe, porque os alunos já reclamam
de novo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário