“É mais uma solução que desenvolvemos para agricultores que precisam de máquinas com alta produtividade, mas que também sejam versáteis e com outras utilidades”, declara Cleber Carvalho, CEO da divisão de máquinas do Grupo Tracbel.
O veículo estará exposto no estande da Tracbel na Agrishow, que se realiza de 1º a 5 de maio em Ribeirão Preto (SP).
O Volvo A30G Agro pode ser dotado de implemento agrícola. Ele tem mostrado sua vocação para a agricultura em várias operações.
“Agricultores do Nordeste do Brasil e de outros países da região hispânica da América Latina, como Argentina e Paraguai, estão muito satisfeitos com o seu desempenho”, afirma Carvalho.
Equipado com uma grade de discos superpesada com controle remoto de 18 por 42 polegadas, o articulado mostrou consumo de combustível muito menor do que o registrado por máquinas de mesmo porte tradicionalmente usadas neste tipo de trabalho.
“Além disso, tem alta capacidade de tração em solos irregulares, uma característica muito importante neste tipo de operação”, explica Marcos von Glehn, gerente de engenharia de aplicação da Tracbel.
“A pressão sobre o solo do articulado é baixa, um fator importante que proporciona alta flutuação e menor compactação. E ele ainda pode usar pneus mais largos em duas outras opções”, complementa von Glehn.
Como o A30G Agro tem tração nos três eixos, com opção automática 6×4 e 6×6, também é mais eficiente na lavoura, pois consegue fazer curvas em pisos escorregadios ou de baixa qualidade.
“São atributos que garantem mais facilidades neste tipo de atividade”, destaca o gerente.
Versatilidade
Outra grande vantagem é que o A30G Agro pode desempenhar múltiplas funções no campo. Quando não está sendo usado no período de aragem da terra, ele é muito útil no transporte de insumos e inúmeros outros materiais pelas fazendas.
“Ele não é só uma unidade tratora, mas de transporte também. Essa versatilidade é um grande benefício, pois potencializa sua utilização. Um equipamento que trabalha um número maior de horas é mais uma ferramenta que contribui na redução do custo de operação”, observa Silvio Almeida, gerente comercial da Tracbel.
Ao contrário das máquinas de grande porte utilizadas neste tipo de aplicação, que são importadas de diferentes países, o caminhão articulado é produzido no Brasil, no complexo industrial da Volvo CE localizado em Pederneiras, interior de São Paulo. Ele é fabricado localmente com o mesmo padrão de qualidade dos mercados mais exigentes na Europa e na América do Norte, podendo ser entregue ao cliente mais rapidamente.
“E ainda tem um pós-venda muito mais ágil”, diz o gerente comercial.
Conceito inovador
O caminhão articulado foi criado pela Volvo CE na Suécia para atuar prioritariamente em mineração e construção. A Volvo inventou o conceito do articulado e mantém sua liderança no segmento oferecendo o que há de mais avançado nesta área.
A história desta máquina é uma sucessão de ideias criativas. O primeiro articulado com motor turbocomprimido foi o DR860T, lançado nos anos 70.
“O uso para o agronegócio é recente e bastante promissor”, finaliza o CEO.
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