JORNAL A REGIÃO
Entre segunda e quarta-feira, a prefeitura de Itabuna manteve os moradores dos bairros Jardim Vitória e Goes Calmon ilhados, presos, impedidos de entrar e sair dos bairros por ruas e calçadas, bloqueadas por portões 24h por dia. Era impossível entrar ou sair a pé. De carro, era preciso sair pelos fundos e dar a volta em meia cidade.
A prefeitura tinha exigido um cadastro, preenchido pelos moradores, que chegaram a receber adesivos para os carros. Mas esse cadastro era inútil, porque nenhum servidor da prefeitura ficava nos portões com a lista de moradores. Uma simples ida ao shopping, a 100 metros do Goes Calmon, exigia um desvio de alguns quilômetros.
O jornal A Região e a rádio Morena FM 98 deram voz aos moradores e pressionaram a prefeitura por dois dias. Na quarta à noite, fomos informados por Aldo Rebouças, presidente da Ficc, que os secretários estavam reunidos para tentar resolver a questão. Na quinta à tarde, Humberto Mattos, da Sesop, nos confirmou uma alternativa viável.
Os portões, que ficavam fechados 24h, passaram a permanecer abertos das 6h às 18h, garantindo o direito constitucional de ir e vir dos moradores. Além disso, para permitir que possam sair do bairro e, principalmente, voltar para casa, a prefeitura colocou agentes em quatro portões que dão acesso a eles entre 18h e 6h.
Os portões ficam próximo à Câmara Municipal, na rua de entrada ao Jardim Vitória ao lado da Drogasil, na cabeceira da ponte do Goes Calmon e, dentro do bairro, na rua lateral do Daniel San. A que fica junto ao restaurante Barcaça também contou com esse esquema durante toda a quinta-feira e continuava assim na sexta durante o dia.
Os moradores reconhecem a boa vontade da prefeitura em resolver o impasse e esperam que o esquema funcione como está até o fim do carnaval antecipado de Itabuna. O jornal A Região e a Morena FM também elogiam a Ficc e a gestão municipal por entender e corrigir o erro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário