JORNAL A REGIÃO
A informação passada para o jornal A Região pela prefeitura era falsa. Confira o histórico...
Entre segunda e quarta-feira, a prefeitura de Itabuna manteve os moradores dos bairros Jardim Vitória e Goes Calmon ilhados, presos, impedidos de entrar e sair dos bairros por ruas e calçadas, bloqueadas por portões 24h por dia. Era impossível entrar ou sair a pé. De carro, era preciso sair pelos fundos e dar a volta em meia cidade.
A prefeitura tinha exigido um cadastro, preenchido pelos moradores, que chegaram a receber adesivos para os carros. Mas esse cadastro era inútil, porque nenhum servidor da prefeitura ficava nos portões com a lista de moradores. Uma simples ida ao shopping, a 100 metros do Goes Calmon, exigia um desvio de alguns quilômetros.
O jornal A Região e a rádio Morena FM 98 deram voz aos moradores e pressionaram a prefeitura por dois dias. Na quarta à noite, fomos informados por Aldo Rebouças, presidente da Ficc, que os secretários estavam reunidos para tentar resolver a questão. Na quinta à tarde, Humberto Mattos, da Sesop, nos confirmou uma alternativa viável.
Os portões, que ficavam fechados 24h, passariam a permanecer abertos das 6h às 18h, garantindo o direito constitucional de ir e vir dos moradores. Além disso, para permitir que possam sair do bairro e, principalmente, voltar para casa, a prefeitura colocaria agentes em quatro portões que dão acesso a eles entre 18h e 6h. Porém...
Fomos conferir um dos portões, que fica na esquina da Praça Pastor Hélio, e ele voltou a ficar trancado durante o dia. Tiramos esta foto às 16h45 desta sexta-feira, bem antes do horário anunciado para o fechamento. Trancado com cadeado, nenhum preposto da prefeitura á vista. Novamente, os moradores presos no bairro. Uma afronta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário