MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 11 de janeiro de 2026

Itabuna tem dois radares sem validade

 

JORNAL A REGIÃO

Itabuna conta com sete radares de velocidade, mas nem todos podem ser usados para multar motoristas. Os que estão dentro da validade, até 28 de outubro deste ano, aferida e confirmada pelo Inmetro, são os dois instalados na Av. J.S. PInheiro, perto da Hyundai e em frente à Oficina Chaussê.

Mais os dois instalados na Av. Juracy Magalhẽs e um na BR-415, em frente ao Parque de Exposições. Todos eles podem ser usados para emitir multa contra os motoristas, desde que com foto que mostre a placa visível e sinalização antes do trecho medido. Porém, algumas pessoas receberam multas de radares vencidos.

Os radares localizados na Av. Amélia Amado, perto do viaduto que leva para o Hospital de Base, e na Av. Aziz Maron, em frente ao Shopping Jequitibá, estão vencidos desde 25 de maio de 2023 e não podem ser usados para multar. As multas emitidas com base nesses equipamentos são ilegais, porque o Inmetro não renovou a fiscalização.

Motoristas que levaram multas nestes locais baseadas nos radares, depois de 25 de maio de 2023, devem procurar a Ciretran para anulação. A validade dos radares pode ser consultada no site do Inmetro , escolhendo Medidores de Velocidade no campo Tipo do Instrumento, o estado e a cidade.

A "indústria da multa" é reclamação antiga dos motoristas da cidade, mas não a única. Eles também reclamam da velocidade escolhida para as ruas e avenidas, todas limitadas a 40 km/h, sem fazer distinção entre os vários tipos, como define o Código de Trânsito Brasileiro. Uma avenida sem cruzamentos, por exemplo.

O CTB indica para vias deste tipo, de Trânsito Rápido, como a Av. J.S. Pinheiro, uma velocidade máxima de 80 km/h. Para as Vias Arteriais, as que ligam os bairros, como a Aziz Maron e a Princesa Isabel, a recomendação é de 60 km/h. Já as Vias Coletoras, que recebem tráfego das ruas internas, podem ser limitadas a 40 km/h e as locais em 30 km/h.

As prefeituras podem definir uma velocidade menor, como em Itabuna, onde alguns trechos têm redução (em frente ao shopping, por exemplo). Porém, os motoristas argumentam que 40 km/h é uma velocidade "complicada" para a maioria dos carros. Ela é baixa demais para usar a quarta marcha e alta demais para permanecer na terceira.

Isto força o motor, aumenta o consumo de combustível e a poluição, além de obrigar o motorista a um nível estressante de atenção à velocidade com medo das multas, desviando constantemente o olhar da pista para o velocímetro. Motoristas ouvidos por nossa reportagem sugerem 50 km/h como máxima nestes locais.

6:30 PM  |  

Nenhum comentário:

Postar um comentário