MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 11 de janeiro de 2026

COLUNA MALHA FINA - JORNAL A REGIÃO - 10/01/2026

 

Minha Rua, Minha Miséria

Um estudo da UFMG mostrou mais uma "conquista histórica" do Partido dos Traficantes, que governa a Bahia há quase 20 anos. O número de pessoas morando nas ruas aumentou 188% no desgoverno Zerônimo. Sim, 188%. O triste é que essas pessoas receberam uma educação ridícula nas escolas públicas, por isso não têm capacidade intelectual para entender quem é o culpado. E botar o PT na rua.

Com a grana dos outros

O Psol vive num mundinho que só existe na cabeça dele e adora uma lacração. A mais nova é o projeto de lei, tão eleitoreiro quanto distribuir telha e cimento, que prevê estudos para o transporte gratuito nos ônibus, metrô e até no ferry-boat na Bahia. A proposta é do deputado Hilton Coelho, fazendo farofa para seus eleitores. Ele só não conta o principal: quem vai bancar a conta bilionária?

Dando pérolas aos porcos

Tem gente em Itabuna e Ilhéus que reclama dos prefeitos por não garantir o lazer. Mas, quando eles reurbanizam as praças, como em Itabuna, ou trazem novidades como os patinetes elétricos em Ilhéus, viram animais. Por ser mau caráter, por despeito, por ignorância ou simplesmente por preferir viver na merda, essas meio-pessoas destroem as praças ou somem com os patinetes.

Tá na hora de enquadrar

depredacao Foi assim que começou o novo ano, com a Praça da Piedade, no Califórnia, destruída no Reveillon. Quebraram os bancos onde as famílias sentam para bater papo, o parquinho das crianças e os aparelhos onde todos podem se exercitar sem pagar academia. Em Ilhéus, jogaram patinetes no mar, abandonaram no mato. É uma minoria, mas a culpa é também da maioria que não denuncia ou impede.

Tiro largo, alvo certo

O desgovernador Zerônimo sancionou uma lei que proíbe colocar nomes de pessoas ligadas aos governos militares em equipamentos públicos na Bahia. Mas permite o de assassinos e terroristas que tentavam implantar uma ditadutra comunista no país, como Mariguella. Por trás da idiotice, está a vontade de eliminar o nome de ACM, maior governador que a Bahia já teve, da história. Puro despeito.

Ingratidão é o maior pecado

Ninguém perguntou ao povo baiano se ele quer trocar o nome de ACM ou de Luis Eduardo Magalhães pelo do terrorista Mariguella. A lei também vai ser injusta com o presidente Medici, que construiu o Porto de Aratu (1975) e o Polo Petroquímico de Camaçari (1978), ou João Figueiredo, que fez a Usina de Pedra do Cavalo e a barragem de Sobradinho. Fora o que construíram Brasil afora.

TCE deu uma escorregada

O Tribunal de Contas do Estado, que nunca reprova contas porque é aparelhado por parentes de políticos ligados ao governo, de vez em quando bota as manguinhas de fora e revela a sujeira embaixo do tapete. Ele diz que o sistema estatal que deveria proteger crianças e adolescentes simplesmente não funciona. A maioria volta a ser vítima de abusos e mau tratos sem proteção alguma.

Frouxidão ou bajulação

Por covardia, e para não melindrar o PT, cujos governos indicaram a maior parte dos conselheiros, no final dizem que "os apontamentos são apenas uma coleta de informações, sem juízo de valor, sem conclusões institucionais", mesmo dizendo claramente que não funciona. Já o desgoverno de Zerônimo deu sua resposta padrão de que "não é com ele". Enquanto isso, cada criança que se lasque.

Como não se comunicar

Parece que o pessoal da Codevasf não tem muita noção de como anuncia suas obras. Nesta semana, publicou no Diário Oficial da União uma lista de locais que receberão asfalto por conta dela. Um era "a região de Itabuna" e assim foi divulgado por veículos como a Morena FM e A Região. No dia seguinte, a secretária de Infraestrutura de Itabuna, Sônia Fontes, avisava que não existia asfalto nenhum.

Por que esconderam Ilhéus?

Supresos com a informação, fomos consultar a Codevasf e descobrimos que o asfalto vai para Ilhéus. Então, porque não colocar Ilhéus, ao invés de esconder a obra como destinada à "região de Itabuna"? O contrato, com certeza, cita como destino Ilhéus, do contrário seria inválido. Corrigimos a matéria, mas vai sobrar para Sônia. Algum imbecil vai cobrar dela o "asfalto da Codevasf"...

Caloteiro de palavra dada

Zerônimo pode ter uma surpresa na eleição que não é "surpresa" nenhuma para quem acompanha a política baiana há muito tempo. A maior parte dos prefeitos que ele "comprou" da oposição tem prazo de validade, que é o das obras prometidas que nunca saem do papel. Na janela, eles continuam paquerando o desgovernador. Mas, da porta para dentro, já estão no 'rala e rola' com ACM Neto.

O bloco do Gelado

A Lavagem do Beco e o primeiro Carnaval de Itabuna em seis anos estão chegando, e os blocos já preparam os abadás para desfilar. Além dos blocos antigos, como Casados e Maria Rosa, tem os mais novinhos, como o Tabocas Rock, e até algumas estreias. O finado Gelado Limões vai sair da tumba para desfilar com o Bloco dos Traíras mas, por falta de amigos, vai para a avenida sozinho.

Sem trio nem corda

bloco dos trairas Não vai ter trio elétrico, porque deu calote em todos. Nem ninguém para segurar a corda. Primeiro porque não precisa corda só para uma pessoa. Segundo porque ninguém vai dar crédito para quem quebrou até gráfica de amigo. Gelado até tentou convidar uns ex-parças do PT, mas ninguém respondeu. Chamou os vereadores do Psol, mas descobriu que ele não elegeu nenhum...

Roubando trabalho alheio

O cara diz que faz jornalismo, mas comete plágio completo abertamente. Um tal Alaelton Santos tem um blog chamado Rede Brasil de Notícias, onde postou uma matéria de A Região como se fosse dele. Isso é crime. Não temos nada contra copiar nossas matérias, fique à vontade. Mas é preciso dar o crédito ao jornal que foi atrás da informação, checou e teve talento para fazer um texto decente.

Ele sabia, mas finge que não

A prefeitura de Ilhéus quer que as pessoas não lembrem que o Barcelona de Ilhéus vai ter que sediar seus jogos em Feira de Santana pelo atraso das obras no estádio Mário Pessoa. Desde que assumiu, há um ano, o prefeito Valderico II sabia do problema, dos prazos e o que precisava ser feito. Mas só se mexeu "no último minuto do segundo tempo", falhando em cumprir os prazos da federação baiana.

Tudo muito atrasado

Para desviar a atenção de seu descaso com o estádio que deveria sediar os jogos do Colo Colo, na Série B, e do Barcelona, na Série A, Valderico II divulgou matéria sobre reparos que estão sendo feitos agora, mas que deviam ter ficado prontos em outubro. Único time do Baianão "sem estádio", o Barcelona é prejudicado na captação de atletas, no financeiro e na formação de torcida.

Manda recado, mas não manda

Chama a atenção uma fala que o desgovernador Zerônimo vem repetindo em todas as entrevistas, de que ele é "o líder do grupo político" e que é ele quem "vai conduzir o processo de sucessão da base governista", ou seja, definir a chapa. Quem conhece a peça diz que é um recado velado para Rui B. Osta, que pensa em descartar Zerônimo para concorrer de novo ao governo do estado.

Briga feia nos bastidores

O problema, para Zerônimo, é que ele é o desgovernador, mas quem manda mesmo no PT e na sucessão são Rui e Jaques Waguinho, que estão em guerra nos bastidores. Um quer se livrar de Coroné Anjo para ocupar a vaga do Senado. O outro quem manter Anjo porque sabe que o PT não tem chance alguma se o PSD saltar do barco. Já Zerônimo tenta comprar o apoio do PSD a ele mesmo.

Se vendeu por espelhinho

O desgovernador deu a Otto, cacique e dono do PSD na Bahia, um cargo vitalício de conselheiro do TCE ao rebento do senador. Pagou baratinho e acha que está tudo resolvido com ele. Pouco mais de um mês atrás, Otto disse à bancada baiana do PSD que podia até sair candidato a governador separado se o PT eliminasse Coroné da chapa. Agora diz que vai com o PT "de qualquer forma".

A história se repetindo

Essa última declaração foi muito mal digerida no jantar de Natal da família de Coroné, que chegou a postar vídeo cantando "Noite traiçoeiras". A plateia que assiste a política baiana como série de drama achou que foi uma indireta para o parceiro de décadas Otto. O próximo capítulo pode ser a saída de Coroné do PSD, levando mais de metade do partido com ele. Replay de João Leão no PP.

Não olha o rabo sujo

O finado Gelado Limões acha que pode ressuscitar na política, por isso fez uma ação boa, porém claramente eleitoreira. Entrou com uma ação e conseguiu que a Justiça suspendesse o aumento da água da Emasa. Só que... ele espera que ninguém lembre dos vários aumentos que ele fez na Emasa quando prefeito. Ou que enfiou uma "taxa do lixo" nas contas de água na calada da noite. A Região denunciou e ele voltou atrás.

Com que bloco eu vou?

Nossa curiosidade é saber se os políticos vão aparecer no Carnaval de Itabuna ou ignorar a maior vitrine deste ano eleitoral. Uma presença constante na folia sempre foi a do Capetão Azêdo, com companhias diversas. Mas ainda não deve ter decidido em que bloco vai desfilar. Ele garante que "na hora certa" anuncia a quem vai aderir. Bom... até hoje a gente não sabe quem ele ia apoiar em 2024.

Vai ter Carnaval paralelo?

Como sempre copia as festas da prefeitura de Itabuna para tentar concorrer com Augusto, mesmo depois da maior surra eleitoral da história, Pancadão da AFI é capaz de fazer um "carnaval paralelo", mas não vai ser no bairro que fez sua fama. Ele não aparece lá desde que foi humilhado nas urnas e mudou de oposição para bajulador de petista. Dizem que não consegue mais nem um cafezinho por lá.

Jogando a linha na água

Zerônimo ainda não desistiu de manter Coroné Anjo no grupo, até porque sabe que pode perder o apoio de mais de 50 prefeitos se ele resolver sair para o grupo de ACM Neto. Por isso fez um "combo família" para oferecer. Anjo sai para deputado federal, o filho Diego ocupa a vice na chapa e o outro filho, Àngelo II, ganha apoio para ser o próximo presidente da Assembleia Legislativa.

Mexendo com a mulher

Mesmo que o Coroné aceite ser rebaixado de senador para deputado, a promessa da Alba para o filho cria um enorme problema dentro do PSD. A atual presidente, Ivana Bastos, tem direito a tentar se reeleger e não vai aceitar calada a imposição. A traição pode custar uma revolta no partido e uma sabotagem silenciosa aos projetos de lei do governo. Voce sabe o perigo de uma mulher traída...

Nenhum comentário:

Postar um comentário