MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 23 de novembro de 2024

Semana do Doador terá muita música

 

JORNAL A REGIÃO

Com o tema “Cada doação, uma nova história”, a Semana do Doador, de 25 a 30 de novembro, celebra o aniversário de 35 anos da Fundação Hemoba. Neste ano, o cantor Tatau, ex-vocalista do Araketu, será o embaixador da campanha, que terá apresentações musicais, brindes, maquiagem e artesanato.

Durante a Semana do Doador, em Salvador tem, no dia 25, o Coral Lacen, a voz e violão de Lú Santana e Tatau. Na terça, o Coral Pentágono e o cantor Júnior. Na quarta, a dupla Percy e Bruno. Na quinta, a cantora Rama Montana. Na sexta, o músico Pio Fernandes.

Já no sábado, a programação será encerrada com o Coral do Neojibá. No período, as unidades móveis de coleta (hemóvel) estarão no estacionamento da sede da Hemoba (25), no Salvador Shopping (25 a 30), na Estação da Nova Lapa (26 a 27), na Sec de Educação (28 a 29) e no Supermercado Assaí (30), em Lauro de Freitas.

As doações constantes são essenciais para atendimento de emergência, pessoas com doenças hematológicas variadas e câncer e para aquelas que se submetem a cirurgias eletivas de grande porte. “Não existe outra maneira de se conseguir os hemocomponentes e os hemoderivados”, duz Luiz Catto, diretor da Hemoba.

Neste ano, a Hemoba completou 35 anos. Criada em 26 de julho de 1989, ainda nas dependências do Hospital Roberto Santos, em Salvador, eal tem o objetivo de exercer as atividades de hematologia e hemoterapia em todo estado, inclusive o desenvolvimento do ensino e pesquisa.

Em 15 de março de 1993, com a construção do Hemocentro Coordenador, a Hemoba ganhou uma nova sede na capital. Desde então, com a regionalização da Secretaria da Saúde, foram implantadas 5 unidades na capital e 21 em diversas regiões do interior do estado, além de três unidades móveis de coleta.

Em Salvador, o Hemocentro Coordenador funciona de segunda a sexta, das 7h30 às 18h30, e aos sábados das 7h30 às 16h30; o Hospital do Subúrbio de segunda a sexta, das 7h30 às 16h30; o Hospital Ana Nery, de terça a sexta, das 7h30 às 12h30; o Hospital Roberto Santos, de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

A coleta no Hospital Santo Antônio (OSID) funciona de segunda a sexta-feira, das 7h10 às 11h30 e das 13h às 16h. Para informações sobre os horários de atendimento das 21 unidades de coleta no interior, consultar o site da Hemoba: http://hemoba.ba.gov.br

Para doar sangue, o candidato tem que estar em boas condições de saúde, pesar acima de 50 kg e ter entre 16 e 69 anos. Menores devem ir acompanhados dos pais e pessoas acima de 60 anos só podem doar se já tiverem doado anteriormente.

No dia da doação, o voluntário não pode estar em jejum nem ter ingerido bebida alcoólica nas 12 horas anteriores à doação e não ter fumado por pelo menos duas horas antes, além de ter dormido por no mínimo 6 horas. Também é recomendável que evite alimentos gordurosos nas últimas 4 horas.

18:21  | 

Nenhum comentário:

Postar um comentário