JORNAL A REGIÃO
Nos últimos dias o presidente do PL em Ilhéus, Thiago Martins, denunciou o estado de deterioração da Ponte Jortge Amado, com luminárias caindo, postes e alambrados enferrujados e destruídos. A denúncia foi veiculada em redes sociais e aqui em A Região, e tirou o Governo do Estado da letargia.
A Secretarua de Infraestrutura da Bahia, a Seinfra, emitiu uma nota prometendo manutenção em dezembro e alegando que ela é feita periodicamente "por se tratar de uma ponte marítima sob influência direta de maresia, necessitando de intervenção periódica, especialmente no Guarda – Corpo".
Mas nenhuma manutenção foi feita nos últimos dois anos, o que gerou as cenas de grades caídas e luminárias destruídas pela corrosão. A Seinfra diz que vai substituir um trecho de 24 metros de guarda corpo. A última manutenção foi em 2022, com a pintura de postes de iluminação e placas de sinalização, hoje enferrujadas.
A Ponte Jorge Amado liga o centro de Ilhéus ao bairro Pontal e foi inaugurada em junho de 2020a um custo de R$ 132 milhões. Cartão postal da cidade, ela foi construída com materiais e revestimentos inadequados para um equipamento exposto à maresia, sofrendo problemas não vistos em outras pontes semelhantes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário