MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 26 de setembro de 2021

Islândia se torna 1º país europeu a ter mulheres como maioria no Parlamento

 

POLITICA LIVRE
mundo

Pela primeira vez em um país europeu, as mulheres serão maioria no novo Parlamento da Islândia, indicam os resultados finais das eleições legislativas publicados neste domingo, 26. Das 63 cadeiras do Althingi, 33 serão ocupadas por mulheres, o que representa 52,3% do hemiciclo.

Dados compilados pelo Banco Mundial apontam que nenhum país da Europa havia superado a barreira simbólica dos 50%, com a Suécia até agora em primeiro lugar, com 47% do sexo feminino. Embora vários partidos reservem uma proporção mínima de mulheres entre seus próprios candidatos, não há nenhuma lei que imponha uma cota nas eleições legislativas na Islândia, de acordo com a organização democrática International Idea.

Globalmente, cinco outros países têm atualmente pelo menos metade das mulheres no Parlamento, de acordo com a União Interparlamentar Internacional: Ruanda (61%), Cuba (53%), Nicarágua (51%), México (50%) e o Emirados Árabes Unidos (50%). A Islândia está frequentemente na vanguarda da causa das mulheres, mas nunca havia rompido a marca.

Em outubro de 1975, o país foi palco de uma grande greve feminina sem precedentes para exigir melhores salários e cargos mais altos. O país nórdico de 370 mil habitantes também foi o primeiro a eleger democraticamente uma mulher como chefe de Estado em 1980.

Mais recentemente, desde 2018, a Islândia implementou uma lei de igualdade salarial pioneira e liderou por 12 anos consecutivos o ranking de igualdade de gênero do Fórum Econômico Mundial.

Estadão

Nenhum comentário:

Postar um comentário