MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 11 de agosto de 2021

LA GARANTÍA SOY YO

 


 

Adriano Marreiros

 

Uma palavra amiga uma notícia boa

Isso faz falta no dia a dia,

A gente nunca sabe quem são essas pessoas...

Céu Azul: de Charlie Brown Jr.

 

Não! Não mesmo! Não estou falando de eleições, nem de política.  Estou apenas nostálgico.  E lembrei de um tempo de propagandas divertidas, inesquecíveis e, por vezes, politicamente incorretas.  De um tempo de Liberdade...

 Não, não mesmo!  Não estou falando de urnas,  Não tenho nenhuma intenção de me meter nisso: não quero desrespeitar a religião alheia nem questionar seus dogmas de fé...  Dizem que o Estado é laico, mas nada sei: só sei que a cachorra do Estado totalitário era Laika e minha crônica é leiga...  Não quero ter o destino da  cachorra nem do povo soviético...

 Não, não mesmo.  Não estou falando de  códigos, nem de impressoras nem de  logs nem de deletes.  Apenas me lembrei de uma dessas propagandas divertidas e inesquecíveis.  Não fossem inesquecíveis: eu não lembraria, isto é um indício.   Não fossem divertidas: você não estaria sorrindo agora, mesmo antes de saber qual é...  Outro indício: isso prova minha intenção.  É aquela da Toshiba, lembra? . Aquela em que um vendedor do Para... de um país amigo... oferece um videocassete ou algo assim e diz que você não precisa da garantia, acrescentando: “la garantia soy yo”! 

 Então, repito, não estou criticando máquina eletrônica nenhuma, ainda mais uma daquele tempo: quem usaria até hoje uma máquina daquele tempo?!  Também não estou dizendo que o vendedor não é confiável:  ele passa uma imagem tão boa, tão tranquila, tão equilibrada, fala com tanta... lógica – por que eu iria duvidar do aparelho se ele o garantia?  Nada disso.  Só lembrei dessa propaganda por estar com saudades mesmo, e por precisar rir um pouco...  E estou até rindo, você não está?  Olha o bem que o tal vendedor nos faz!  É uma pessoa cheia de luz!

 Nanda então perguntou o que havia em um certo vestido para ele chegar a custar mais de 500 reais.  Percebendo que estava no shopping, e acordando da epifania nostálgica, olhei pro  tal vestido e tive que responder: O que há nele?! Mau gosto!  Mau gosto é uma coisa muito valorizada hoje em dia...

Não te quero ouvir falar do tempo

Se eu só pergunto onde vais

(...)

Vão dizer que são tolices

Que podemos ser felizes

Mas tudo que eu sei

Não dá pra disfarçar

Ronaldo Bastos em versão de

Lately de Stevie Wonder

(Lately significa ultimamente...)

  

Crux Sacra Sit Mihi Lux / Non Draco Sit Mihi Dux 
Vade Retro Satana / Nunquam Suade Mihi Vana 
Sunt Mala Quae Libas / Ipse Venena Bibas

(Oração de São Bento cuja proteção eu suplico)

*       Adriano Alves-Marreiros é Cristão, Devoto de São Jorge, Cronista, Pessimista, Mestre em Direito, membro do MCI e MP Pró-Sociedade e autor da obra Hierarquia e Disciplina são Garantias Constitucionais, da Editora E.D.A. e organizador do Livro Guerra à Polícia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário