MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 27 de abril de 2021

RenovaBR atrai mais interessados do que todos os candidatos que disputaram o Congresso Nacional em 2018

 

 

Foram mais de 12 mil pessoas comuns inscritas de diversas origens e posicionamentos políticos

Em seu mais recente processo seletivo, a escola de democracia RenovaBR atraiu para a sua próxima turma mais interessados do que todos os candidatos que disputaram o Congresso Nacional em 2018. Foram 12.117 inscritos, moradores de ¼ das cidades brasileiras, de 31 dos 33 partidos existentes. “O alto número de inscritos mostra que os brasileiros acreditam na mudança. Mostram que há um grande número de insatisfeitos e inconformados, que querem trabalhar para que as que coisas possam ser diferentes na política brasileira”, disse Eduardo Mufarej, fundador do RenovaBR.

Do total, 44% dos inscritos são pretos e pardos e 24% são mulheres. Em uma comparação com o processo de 2018, os números subiram bastante, com um número três vezes maior de inscritos. Em 2018 foram 4 mil e agora 12 mil inscritos.

O número de inscritos no RenovaBR surpreende até quando comparamos com os dados das eleições gerais de 2018. De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral, nas eleições de 2018, 8.588 pessoas se candidataram ao cargo de deputado federal e 358 se candidataram ao cargo de senador. Os dados revelam que a procura pelo curso de formação política do RenovaBR é maior do que a soma de todos os candidatos que disputaram vagas para o legislativo federal em 2018.

 

Jornada Renova

 

A Jornada Renova é o processo seletivo mais representativo e democrático do RenovaBR que une formação cidadã e avaliação em uma plataforma gratuita e que estimula os participantes a avançarem e a se desenvolverem durante a própria trajetória. Ao longo de todo o período inicial, não há barreiras ou avaliações eliminatórias. O próprio participante define seu avanço conforme cumpre o cronograma.

Para a Diretora Executiva, Irina Bullara, a Jornada Renova envolve também autoconhecimento para os participantes. “Além de tornar a identificação de talentos mais precisa, a Jornada serve para que os participantes adquiram conhecimento. As avaliações seguem uma metodologia cujo objetivo é identificar habilidades socioemocionais inerentes à um futuro político(a) ético, dedicado à sociedade e convicto da necessidade dados e evidências em suas decisões. Dessa forma o foco é trajetória de vida de cada participante e não o retrato do momento. Isso é justiça.”, afirma Bullara.

O processo de seleção é composto por 7 etapas, divididas em 3 fases: apresentação, desenvolvimento e interação. Até o momento, os inscritos passaram por 4 etapas, a última composta por um vídeo sobre a motivação para ingressar na política. A próxima etapa é a da realização das bancas, onde os inscritos serão avaliados por bancas regionais e representativas.

 

Curso RenovaBR

 

O próximo curso do RenovaBR será focado nos desafios do Brasil para o legislativo federal e terá 6 meses de duração com uma carga horária de 360 horas, divididas entre teoria e prática. As aulas estão previstas para iniciar em setembro e, até lá, a escola segue no processo seletivo desses mais de 12 mil inscritos(as).

 

Sobre o RenovaBR

 

O RenovaBR é uma escola de democracia que prepara pessoas comuns para serem políticos fora do comum. A iniciativa seleciona e prepara cidadãos do país inteiro para renovar quadros e, sobretudo, práticas da política brasileira. Não importa o partido ou o posicionamento. A prioridade do RenovaBR é capacitar gente disposta a dialogar e que tenha preparo e comprometimento.

O RenovaBR foi fundado em 2017 e formou 133 alunos em sua primeira turma. Desse total, 17 foram eleitas para o Congresso Nacional e Assembleias Legislativas em 2018. Em 2019 e 2020, o RenovaBR ampliou seu impacto e formou 1.820 pessoas comuns de todos os estados do Brasil e, nas eleições de 2020, 174 alunos foram eleitos para prefeituras, vice-prefeituras e câmaras municipais por 25 dos 33 partidos brasileiros.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário