MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 25 de abril de 2021

Ministro da Saúde: lockdown seria ‘fruto do fracasso de medidas de proteção’

 


"O Ministério da Saúde não reage, ele age. Claro que se usarmos as medidas não farmacológicas, nunca vamos chegar ao lockdown", ressalta

Redação
BAHIA.BA 
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

 

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, minimizou no sábado (24) as críticas do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) à possibilidade de um “lockdown” (paralisação total das atividade) como opção para frear a pandemia do coronavírus.

Segundo o portal UOL, Queiroga também não fez menção direta aos comentários do presidente sobre usar ou não as Forças Armadas para impedir que estados e municípios realizem medidas de restrição. Par ao ministro, a alternativa mais radical, se adotada, simbolizaria um “fracasso” na adoção de “medidas não farmacológicas” (como uso de máscara, distanciamento social, entre outras.

“O Ministério da Saúde não reage, ele age. Claro que se usarmos as medidas não farmacológicas, nunca vamos chegar ao lockdown. Lockdown é fruto do fracasso dessas medidas, e é nesse sentido que o presidente se manifesta”, disse ele, em coletiva concedida na sede do ministério na tarde de hoje, em Brasília. “Bom que fica bem claro. E as recomendações são para todos os brasileiros. Vamos trabalhar em um contexto para levar harmonia para a sociedade brasileira, para que consigamos vencer”, ressaltou.

Desde que Queiroga assumiu o ministério, a gestão federal passou a defender ações que vêm sendo recomendadas pela Organização Mundial da Saúde(OMS), especialistas e autoridades sanitárias desde o começo da pandemia, no ano passado. Além da importância do uso de máscara, há também o desincentivo às aglomerações. Até pouco tempo, no entanto, Bolsonaro criticava aberta e explicitamente tais medidas de prevenção, sob argumento de que há danos à economia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário