MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2021

Cirurgia de varizes é minimamente invasiva e paciente pode receber alta em um dia

 

SBACV-nacional


Acompanhamento por um médico angiologista ou cirurgião vascular é a melhor forma de prevenir o avanço das varizes dos membros inferiores

As temidas varizes são cada vez mais comuns a partir dos 30 anos de idade. O quadro, que muitas vezes é considerado um problema estético, deve ser acompanhado e tratado pela especialidade de Angiologia ou de Cirurgia Vascular, para evitar complicações, como trombose, manchas nas pernas, edema, inchaço e o surgimento de feridas. 

De acordo com o cirurgião vascular e membro do Departamento Científico da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV), Dr. Breno Caiafa, as varizes são quatro vezes mais frequentes nas mulheres que nos homens. A predisposição genética, assim como a obesidade, sedentarismo, histórico de trombose, traumas, uso de anticoncepcionais e a longa permanência em pé, comum em algumas profissões, aumentam as chances do desenvolvimento da doença. 

São diversos os métodos para tratamento das varizes. O mais tradicional é a escleroterapia, popularmente conhecida como aplicação nos vasinhos. O procedimento consiste na injeção de substâncias que as destroem e as fazem sumir. Outra opção é o laser transdérmico, que veio para somar com a terapêutica anterior. “É uma técnica que é realizada no próprio consultório e necessita de repetições de acordo com cada caso, e pode ser necessárias algumas sessões para realizar o tratamento”, esclarece o especialista. 

A cirurgia, em alguns casos, é uma das formas de prevenir o avanço das varizes. Para tal, é indispensável a avaliação de um especialista.  “A necessidade de um procedimento cirúrgico deve ser indicada pelo cirurgião vascular, médico capacitado para esse tipo de intervenção. Inicia-se com uma consulta onde, por meio do histórico clínico e exame físico, se avalia a necessidade de realização de exames complementares, tal como o Ecodoppler Colorido Venoso dos membros inferiores”, explica Dr. Caiafa. Atualmente, o procedimento é minimamente invasivo e o tempo de internação é de apenas um dia. Em casos de varizes pequenas, o procedimento pode ser feito no ambulatório.

Por fim, para as varizes mais calibrosas, ou seja, maiores e com comprometimento da veia safena, a ablação por cateteres pode ser a melhor indicação. “Um pequeno tubo, cateter, é inserido dentro da safena por meio de punção ou pequena dissecção, que pode ser destruída por calor, laser endovenoso ou por radiofrequência”, afirma o especialista. 

Independente da técnica aplicada, é importante destacar que a retirada ou destruição da veia varicosa não traz nenhum tipo de problema para a saúde das pernas, uma vez que ela já não funcionava corretamente. O fluxo de sangue é automaticamente desviado para outros vasos sanguíneos. 

Após o procedimento para o tratamento das varizes, é preciso que o paciente dê conforto às pernas. Além das medicações prescritas pelo médico, o uso de meia elástica, repouso e elevação dos membros podem auxiliar na recuperação. O profissional ainda poderá indicar drenagem linfática.

A SBACV tem como missão levar informação de qualidade sobre saúde vascular para a população. Para buscar um especialista associado da entidade, por região, basta acessar o link.

 

A SBACV 

A Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV) é uma associação sem fins lucrativos, que visa a defender os direitos de seus profissionais, médicos e residentes, especialistas em saúde vascular. Além disso, tem como objetivo incentivá-los à produção científica, aprofundando as pesquisas nas áreas de Angiologia, Cirurgia Vascular e Endovascular, Angiorradiologia e outras modalidades. 

A entidade trabalha com uma política alinhada aos valores da AMB (Associação Médica Brasileira) e do CFM (Conselho Federal de Medicina) a fim de conduzir a instituição de maneira ética, sempre valorizando as especialidades médicas em questão. Atualmente, conta com 23 associações regionais espalhadas por todo o Brasil. 

 

Informações à Imprensa – Way Comunicações

Bete Faria Nicastro 

Telefones (11) 3862-1586 / 3862-0483  

E-mail: bete@waycomunicacoes.com.br

Elenice Cóstola

Whatsapp (19) 99601-5900

E-mail: elenicecostola@waycomunicacoes.com.br 


Way Comunicações

Way Comunicações
contato@waycomunicacoes.com.br
(11) 3862-1586 / (11) 3862-0483

Nenhum comentário:

Postar um comentário