Obesidade é considerada problema de saúde pública
“Não se pode culpar a pessoa por ter a patologia (obesidade), mas é responsabilidade dela buscar a solução”, pontua o cirurgião e endoscopista Bruno Sander, do Hospital Dia Sander Medical Center. O especialista é um dos palestrantes da feira Expo-Hospital Brasil, a ser realizada de 11 a 13 de setembro em Belo Horizonte.
Apesar de ser normal ganhar peso de forma controlada, 12% das pessoas retomam a massa gorda de antes da operaçãoO médico apresentará a gastroplastia redutora endoscópica, conhecida por Overstitch, capaz de, em cerca de 30 minutos, fazer uma sutura interna no estômago, sem cortes. Um equipamento é introduzido na pessoa pela garganta. “É rápido, pouco invasivo e muito eficiente. Faço uma espécie de costura no órgão, sem necessidade de internação”.
Já no primeiro mês, segundo Bruno Sander, é possível perder até 12 quilos. Foi esse o resultado alcançado pelo comerciante Ricardo Aguiar, de 41 anos.
Com histórico familiar e diagnosticado com obesidade mórbida ao atingir 136 quilos, ele passou pelo procedimento há dois anos. “Tentei várias dietas. Emagrecia e, pouco tempo depois, recuperava o que havia perdido”, lembra.
Hoje, com 104 quilos, ele comemora o percentual de massa magra. “É resultado da nova vida que resolvi ter”, diz.
Pelo Sistema Único de Saúde, o procedimento está disponível para pessoas acima de 16 anos, após análise de equipe médicaMudança
Decidir mudar os hábitos é essencial para manter o peso conquistado, observa o psicólogo Weslley Carneiro, especialista em comportamento alimentar. “A manutenção a longo prazo depende das reações quanto à alimentação, prática de exercício e quadros emocionais”, frisa.
Mais informações: Feira Expo-Hospital Brasil
Data: 11 a 13 de setembro
Local: Serraria Souza Pinto (Avenida Assis Chateaubriand, 809 – Centro)<EM><QA0>
Site: expohospitalbrasil.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário