Consultor financeiro dá dicas para consumidor brasileiro não ser enganado
Consultor financeiro e autor do livro "Conquiste Mais", Guilherme de Almeida Prado - fundador da KeroGrana e do site Konkero -, aponta as dicas para o consumidor ficar atento e não se tornar vítima do golpe do empréstimo. O especialista é mestre em Administração de Empresas pela EAESP-FGV. O especialista comenta, ainda, quais são as duas situações nas quais o empréstimo pessoal é uma boa alternativa.
São Paulo, 29 de maio de 2019 – A crise econômica tem levado o brasileiro a procurar opções de empréstimo pessoal. Com o aumento dessa demanda houve a potencialização de fraudes envolvendo sites conduzidos por estelionatários que se passam por instituições de crédito para cometerem crimes. Uma das artimanhas mais usadas é solicitar um depósito antecipado como condição para que o empréstimo seja efetuado – prática completamente ilegal. Segundo Guilherme de Almeida Prado, mestre em Administração de Empresas pela EAESP-FGV, é essencial verificar se a empresa que está oferecendo crédito é confiável. Uma das formas é checar a veracidade das informações e os comentários de consumidores sobre a empresa nas redes sociais e no Reclame Aqui.
O especialista – autor do livro Conquiste Mais e fundador dos negócios de impacto social Konkero, Central da Catarata e KeroGrana – listou seis dicas para que o consumidor possa ficar alerta.
DICA #1 |Desconfie de empresas com excesso de facilidades como, por exemplo, não exigir o envio de documentos e exigência de poucos dados.
DICA #2 |Observe as taxas de juros cobradas e o Custo Total Efetivo (CET).
DICA #3 |Verifique se a empresa tem telefone fixo e como é a sede.
DICA #4 |Procure órgãos de defesa do consumidor e pesquise o nome da empresa.
DICA #5 |Guarde o material publicitário do empréstimo, pois ele integra o contrato e as informações dadas ali devem ser cumpridas.
DICA #6 |Certifique-se de que consegue pagar as parcelas definidas para o empréstimo sem que isso afete o orçamento familiar.
Almeida Prado lembra que as pessoas negativadas podem ser mais suscetíveis a golpes de empréstimos, porque passam por um momento difícil. “É preciso ter muita atenção, sobretudo com ofertas que parecem ser a solução para o problema. Um ponto de atenção é jamais fazer depósito para garantir a liberação de crédito. O depósito antecipado, aliás, é proibido por lei, ou seja, não permitido pelo Banco Central”, salienta.
Sobre as situações em que o empréstimo pessoal consegue ajudar o consumidor endividado, o consultor lista duas: para quitar uma dívida no cheque especial e quando há uma emergência familiar. “Quando comparamos os juros do cheque especial e a taxa do crédito pessoal do banco no qual o consumidor tem conta, fica nítida a diferença entre os produtos, ou seja, mostra que é vantagem trocar uma dívida crescente por uma fixa. A outra situação, uma emergência familiar como tratamento médico, está na mesma lógica. A pessoa fica tentada a usar o limite do cheque especial, mas corre o risco dessa dívida virar uma bola de neve”, alerta.
Sobre a KeroGrana
Fundada em maio de 2018, a KeroGrana é uma empresa que conecta clientes que precisam de dinheiro com bancos e financeiras que oferecem empréstimos. A empresa conta com uma plataforma online de interface simples e ágil para oferecer a melhor experiência para quem solicita empréstimo, ou seja, oferece empréstimo pessoal 100% online. Em parceria com o Banco CBSS – empresa do Bradesco e Banco do Brasil, com mais de 2 milhões de clientes – a empresa utiliza diversas ferramentas para oferecer um ambiente seguro para o cliente. O site da KeroGrana usa o certificado de segurança da Comodo, empresa líder em certificados digitais. Isso significa que todos os dados informados serão criptografados, evitando o roubo de informações. O resultado da primeira análise de crédito sai na hora. Com o empréstimo aprovado nesta primeira análise, o cliente envia online os documentos para uma avaliação final, que sai em um dia útil. Aprovado o empréstimo, o consumidor só precisa assinar digitalmente o contrato, que o dinheiro cai em até um dia útil na sua conta. www.kerograna.com.br
MAIS INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Andréa Xavier andreaxavier3s@gmail.com| Cel: (11) 9 9299-2519
Betânia Lins betania.lins@gmail.com|Cel: (11) 9 7338-3879
O especialista – autor do livro Conquiste Mais e fundador dos negócios de impacto social Konkero, Central da Catarata e KeroGrana – listou seis dicas para que o consumidor possa ficar alerta.
DICA #1 |Desconfie de empresas com excesso de facilidades como, por exemplo, não exigir o envio de documentos e exigência de poucos dados.
DICA #2 |Observe as taxas de juros cobradas e o Custo Total Efetivo (CET).
DICA #3 |Verifique se a empresa tem telefone fixo e como é a sede.
DICA #4 |Procure órgãos de defesa do consumidor e pesquise o nome da empresa.
DICA #5 |Guarde o material publicitário do empréstimo, pois ele integra o contrato e as informações dadas ali devem ser cumpridas.
DICA #6 |Certifique-se de que consegue pagar as parcelas definidas para o empréstimo sem que isso afete o orçamento familiar.
Almeida Prado lembra que as pessoas negativadas podem ser mais suscetíveis a golpes de empréstimos, porque passam por um momento difícil. “É preciso ter muita atenção, sobretudo com ofertas que parecem ser a solução para o problema. Um ponto de atenção é jamais fazer depósito para garantir a liberação de crédito. O depósito antecipado, aliás, é proibido por lei, ou seja, não permitido pelo Banco Central”, salienta.
Sobre as situações em que o empréstimo pessoal consegue ajudar o consumidor endividado, o consultor lista duas: para quitar uma dívida no cheque especial e quando há uma emergência familiar. “Quando comparamos os juros do cheque especial e a taxa do crédito pessoal do banco no qual o consumidor tem conta, fica nítida a diferença entre os produtos, ou seja, mostra que é vantagem trocar uma dívida crescente por uma fixa. A outra situação, uma emergência familiar como tratamento médico, está na mesma lógica. A pessoa fica tentada a usar o limite do cheque especial, mas corre o risco dessa dívida virar uma bola de neve”, alerta.
Sobre a KeroGrana
Fundada em maio de 2018, a KeroGrana é uma empresa que conecta clientes que precisam de dinheiro com bancos e financeiras que oferecem empréstimos. A empresa conta com uma plataforma online de interface simples e ágil para oferecer a melhor experiência para quem solicita empréstimo, ou seja, oferece empréstimo pessoal 100% online. Em parceria com o Banco CBSS – empresa do Bradesco e Banco do Brasil, com mais de 2 milhões de clientes – a empresa utiliza diversas ferramentas para oferecer um ambiente seguro para o cliente. O site da KeroGrana usa o certificado de segurança da Comodo, empresa líder em certificados digitais. Isso significa que todos os dados informados serão criptografados, evitando o roubo de informações. O resultado da primeira análise de crédito sai na hora. Com o empréstimo aprovado nesta primeira análise, o cliente envia online os documentos para uma avaliação final, que sai em um dia útil. Aprovado o empréstimo, o consumidor só precisa assinar digitalmente o contrato, que o dinheiro cai em até um dia útil na sua conta. www.kerograna.com.br
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Andréa Xavier andreaxavier3s@gmail.com| Cel: (11) 9 9299-2519
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