Se o varejo de automóveis e comerciais leves novos tem mostrado reação, o mercado de usados também não tem do que reclamar. Segundo a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), em agosto 1.033.590 carros de passeio e veículos comerciais trocaram de mãos no Brasil.
 
No acumulado do ano, o varejo de usados anota 7 milhões de transações, enquanto a venda de novos beira 1,6 milhão. No entanto, esse desempenho, apesar de volumoso, está abaixo do registrado no ano passado. Mas nada expressivo, cerca de 0,6% sobre os oito primeiros meses de 2017. 
 
Em volume são cerca de 2,5 mil carros usados a menos. Mas é um indicativo de que o reaquecimento do varejo de carros novos tem impactado no setor que voltou a crescer desde 2013, quando a venda de carros zero perdeu força.
 
Mais vendidos
O modelo mais vendido nas agências de usados é o Gol. O veterano da Volkswagen segue imbatível e anotou 88.900 unidades comercializadas só em agosto. O bom desempenho do Gol vem de meses anteriores, sendo seguido pela dupla italiana Palio e Uno, ambas da Fiat, que venderam exatos 55,8 mil unidades, cada um, no mês passado.
 
Já o Chevrolet Onix, líder de emplacamentos há 36 meses, figura na modesta 14ª posição, com 15.839 negociações em agosto. Mesmo assim, a GM segue bem valorizada na praça, com os finados Celta, Corsa e Classic, que registraram 32.504, 25.817 e 20.792 unidades, na ordem.