O golpe chega até a vítima de 3 formas: encaminhado por um amigo (que acreditou no conteúdo da mensagem), por notificações maliciosas configuradas no navegador (seja desktop ou mobile) ou por grupos em que os usuários participam. Ao clicar no link, o usuário é direcionado para uma página, hospedada na Rússia, coincidentemente o país a receber o próximo mundial.
A falsa promoção já é ativada quando o usuário compartilha com três contatos, não sendo necessário acionar 30 pessoas. O que acontece na sequência depende do sistema operacional que o usuário possui no seu smartphone.
Para convencer o usuário, é exibida uma página falsa informando que o dispositivo está infectado e que é necessário baixar e instalar um app.
O aplicativo malicioso oferecido na campanha utiliza nomes randômicos, ou seja, a cada download terá um nome diferente. O usuário, ao instalá-lo, estará infectando seu smartphone Android com o Adware:AndroidOS.Dnotua, que irá utilizar o dispositivo de forma maliciosa, exibindo propagandas de forma agressiva, entre outras ações danosas.
*Com informações de MSN Noticias
Nenhum comentário:
Postar um comentário