MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 23 de fevereiro de 2018

Transforme a sua raiva em coisas boas, como ensinava Mahatma Gandhi


Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+
Resultado de imagem para mahatma gandhi frasesAntonio Rocha
Com frequência vemos aqui na TI comentários para lá de raivosos. Sábio como era, Gandhi percebeu que a Raiva tem uma energia muito forte e devemos transmutá-la em coisas boas, para que não fiquemos só nesse ódio que por ter um pavio muito curto logo explode, fazendo mal à saúde daquele que primeiro sentiu a raiva e age/pensa/fala/escreve com violência. Depois essa raiva também prejudica os outros.
Passei o carnaval em Teresópolis, RJ, cidade que muito gosto, estava na Várzea, em uma pequena livraria quando vi no mostruário o recentíssimo “A Virtude da Raiva e outras Lições Espirituais do meu avô Mahatma Gandhi”, de Arun Gandhi, publicado pela editora Sextante, há pouco mais de um mês. Este belo livro veio à lume – como se dizia antigamente – nos primeiros dias de 2018; são 176 páginas.
A primeira surpresa é que eu não sabia que o famoso Gandhi teve filhos e logicamente netos. Ele fez o tal voto de castidade, juntamente com a esposa, bem depois dos filhos crescidos.
O QUINTO NETO – O autor da obra em questão nasceu em 1934, é o quinto neto do casal Gandhi e sua esposa Kasturbai. Arun, o autor, foi jornalista durante mais de 30 anos do ‘Times of India” e escreve até hoje no Washington Post e outros importantes veículos internacionais.
Ainda na livraria folheei esta constatação: “Os políticos quase sempre aplicam o truque de envolver a Verdade em um véu de mistério e dar preferência ao que é temporário e desimportante, não ao que é permanente e profundamente importante (pág. 161).
Então resolvi comprar e passei, após ler e refletir sob o momento brasileiro, o período momesco, relendo e anotando.
O NOVO DOUTOR – Aos 12 anos, o menino Arun foi morar com os avós no “ashram” (uma espécie de retiro espiritual) onde Gandhi coordenou a Independência pacífica da índia.
O jovem presenciou alguns fatos interessantes e conta, por exemplo, quando apareceu um jovem inglês que tinha acabado de defender sua tese de doutorado na London School of Economics e veio pedir ao Mahatma a benção para ingressar no mercado de trabalho. Com a simplicidade de sempre, Gandhi lhe solicitou:
– Mas antes você deve lavar bem os banheiros e limpar as latrinas.
– Eu sou um doutor, estudei anos… – disse, espantado.
– E daí? – afirmou Gandhi. – Limpe os vasos sanitários com o mesmo entusiasmo que você vai desenvolver a profissão escolhida.
O rapaz foi, muito a contragosto, realizou o serviço de prestação voluntária à causa comum e por fim recebeu a bênção pedida.
UM POLÍTICO ÍMPAR – Poderia listar outras e belas passagens para ilustrar a vida deste homem público, deste político ímpar, mas ficamos por aqui.
Um fanático de sua religião, o Hinduísmo, o assassinou com dois tiros no peito. O tal fanático não admitia o bom trânsito que Gandhi tinha com religiosos de outras denominações e tendências.
Mahatma Gandhi teve dois filhos, duas filhas e cinco netos. Aron é presidente do Gandhi Worldwide Education Institute, mora em Rochester, Nova York, viaja por vários países fazendo palestras e quem quiser saber mais consulte www.arungandhi.com
Posted in

Nenhum comentário:

Postar um comentário