MEDIÇÃO DE TERRA

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sábado, 24 de fevereiro de 2018

Comparamos Virtus e HB20 S: automáticos por R$ 70 mil


Guilherme Magna | A TARDE SP

Volkswagen Virtus 200 Tsi e o Hyundai HB20 s 1.6, são opções que se encontram na faixa intermediária dos três volumes - Foto: Divulgação
Volkswagen Virtus 200 Tsi e o Hyundai HB20 s 1.6, são opções que se encontram na faixa intermediária dos três volumes
Divulgação
Um lançamento diante de um modelo já bem conhecido no mercado. O Volkswagen Virtus 200 Tsi e o Hyundai HB20 s 1.6, dois modelos na faixa dos R$ 70 mil, são duas opções que se encontram na faixa intermediária dos três volumes. Quem leva a melhor?
O HB20 S foi lançado em 2012 e de lá pra cá, pouca coisa mudou. O visual permaneceu o mesmo, passando por um pequeno facelift nas lanternas no modelo 2018, e também na grade frontal que passa a ser cromada. Apesar das poucas mudanças, o modelo foi um dos sedãs mais vendidos, emplacando em 2017 32.232 unidades.
Já o Virtus chega como uma aposta da Volkswagen para o mercado de sedãs compactos. O modelo é uma versão 10cm mais longa que o Polo que também usa plataforma MQB, lançado no segundo semestre de 2017, que inclusive fechou o ano como o carro mais vendido no mundo, com 502.860 unidades entregues (janeiro a setembro). No Brasil, de setembro a novembro foram vendidas mais de 2.300 unidades, o que o tornou o 13º carro mais comercializado no último ano no país. Com esses números, a montadora alemã faz uma grande aposta no Virtus colocando-o acima do Voyage para brigar com mais qualidade.
Optamos por confrontar os dois sedãs compactos pelo contexto da novidade, cada um a seu tempo. O HB20 S foi uma das grandes sensações em tempos que Renault Logan, Fiat Siena, Volkswageb Voyage e Chevrolet Prisma estavam envelhecidos. Com linhas arrojadas e bem resolvidas, o pequeno sedã sempre pareceu até mais bem resolvido que a versão hatch. Já o Virtus chega como novidade e em breve enfrentará o Cronos, mas tanto o Hyundai quanto o VW estão já numa mesma faixa de preço nas versões intermediárias.
Consumo
Testamos os dois veículos em trechos urbanos e rodoviários. Abastecidos com gasolina e rodando por cerca de 600 quilômetros com cada um em circuitos mistos (estrada e cidade), o VW Virtus 200 TSi teve um rendimento na cidade de 10,1 km/l, enquanto o HB20 S apresentou 7,5 km/l. Já em circuito exclusivo de estrada o modelo alemão marcou 13,3km/l e o Hyundai cravou 10,1km/l.
A Volkswagen nos disponibilizou a versão intermediária do Virtus, a Comfortline com câmbio automático de seis velocidades e motor 1.0 TSI de 128cv de potência, quando abastecido com etanol e 116cv na gasolina . O torque é interessante com trocas de marcha disponíveis a partir dos 3.000rpm para privilegiar o ganho de velocidade e reduzir o consumo. Mesmo sem usar o moderno câmbio de sete marchas disponível no Polo europeu, o Virtus não fez feio com a transmissão menos moderna oferecida aqui. A precisão é sua marca com destaque para a estabilidade nesse conjunto mecânico.
Já a Hyundai, disponiblizou a versão topo de linha, Premium com câmbio automático de seis velocidades. O modelo vem equipado com motor 1.6 16v de quatro cilindros, oferecendo 122 cv com gasolina e 128 cv no etanol, ambos obtidos a 6.000 rpm, além de 16,0 kgfm a 5.000 rpm e 16,5 kgfm a 5.000 rpm, igualmente na mesma sequência de combustíveis. Apesar dos números parecidos em potência, o HB20 demora a fazer as trocas de marcha o que prejudica o consumo.
Conforto
Na versão Comfortline o VW Virtus vem equipado com bancos em tecido, enquanto o HB20 S Premium, apresenta bancos em couro.
O HB20 S mede 4,23 m de comprimento, 1,68 m de largura, 1,47 m de altura e 2,50 m de entre eixos e capacidade para 450 litros no porta-malas. O VW Virtus tem, 4,48 m de comprimento, 1,75 m de largura e 1,47 m de altura e 2,65 m de entre-eixos o que dá vantagem em relação ao espaço interno e nos 521 litros no porta-malas.

Equipamentos
Entre itens de série e opcionais, os modelos apresentam diferenças relevantes. O VW Virtus Comfortline chega equipado com ar-condicionado, direção elétrica, airbags laterais, airbag duplo, freios ABS com EDB e controle de tração (M-ABS), banco do motorista com ajuste de altura, banco traseiro com três apoios de cabeça e cintos de 3 pontos, Isofix, bancos em tecido, banco traseiro rebatível, vidros dianteiros one touch, grade e preto brilhante, faróis de neblina com função curva, descansa-braço central ajustável, USB no banco traseiro, difusores de ar traseiros, freios a disco nas quatro rodas, luzes de alerta em frenagem, I-System com Eco Comfort, dois tweeters, banco traseiro bipartido, retrovisores elétricos com tilt down, lanternas traseiras escurecidas e alarme.
Já o HB20 S Premium é equipado com airbag duplo, freios ABS com EBD, rodas de liga leve aro 15”, ar-condicionado automático, faróis com projetor e LEDs diurnos, faróis de neblina dianteiros com projetor, lanternas Clear Type, frisos e maçanetas externas cromados, volante e alavanca de câmbio revestidos de couro, airbags laterais, Top Tether, chave canivete com abertura dos vidros, retrovisores com rebatimento automático, sensor de estacionamento traseiro, volante com regulagem de altura e profundidade, sensor crepuscular, apoio de braço para o motorista, porta-óculos no console de teto, banco traseiro rebatível e bipartido, bancos/painel/portas em couro marrom e multimídia blueMedia com tela de 7 polegadas, OnCar, Google Android Auto, Apple CarPlay, Bluetooth, USB e auxiliar e comandos no volante.

Veredito
A posição de direção do Hyundai HB20 ainda agrada muitos, mais alta em relação ao painel e com boa empunhadura no volante.
Apesar de não ter uma resposta imediata, o carro responde bem quando é preciso fazer uma ultrapassagem ou reduzir a velocidade. Além disso o sul-coreano também apresenta boa estabilidade nas curvas. Sua vantagem é a posição e também a altura em relação ao solo, e no curso da suspensão.
Enquanto isso o Virtus tem uma posição mais baixa, esportiva e também apresenta uma boa empunhadura no volante. Em relação a resposta o carro é superior ao HB20 S, em ultrapassagens ele tem um melhor desempenho e uma frenagem precisa. Em curvas o carro não deixa nada a desejar, estável e preciso. Já a suspensão tem curso mais curto.
O HB20 S foi um carro arrojado quando lançado. Era inovador, mas o tempo passou e ele precisa mais do que um facelift para continuar competitivo. Aliás, seu design sempre foi interessante e não envelheceu, mas em termos de preço uma versão na casa dos R$ 70 mil enfrenta produtos mais bem equipados, e aí a revisão em posicionamento é urgente. Quem não liga para design novo e gosta da posição ligeiramente superior vai se encontrar no HB20 mas se o consumidor quer dirigibilidade e um produto mais atualizado, é Virtus com certeza.
Preços:
Virtus 200 TSi Comfortline – R$ 73.490
HB20 S 1.6 AT6 Premium – R$ 71.365

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