MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 12 de agosto de 2017

Vacina brasileira contra zika deve ser testada em humanos em 2018


Desenvolvida pelo Instituto Evandro Chagas, no Pará, a vacina apresentou bom desempenho em camundongos e primatas

BAHIA.BA
A vacina brasileira contra o Zika Vírus, que está em fase de testes no Instituto Evandro Chagas, no Pará, deve ser testada em humanos em 2018, após ter apresentado resultados promissores em camundongos e primatas.
O anúncio foi feito durante a “XIX Jornada Nacional de Imunizações”, nesta sexta-feira (11), em São Paulo. O estudo vem sendo desenvolvido em parceria com a Universidade do Texas (EUA) e conta com apoio da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde no Brasil.
“As iniciativas com a vacina de zika estão andando mais rápido porque não foram identificados outros sorotipos do vírus, como é na dengue. Com isso, a complexidade é menor”, afirmou Consuelo Oliveira, pesquisadora clínica do Instituto Evandro Chagas.
No estudo em camundongos, foram 46 cobaias testadas. Os camundongos que receberam o imunizante, metade do total, apresentaram anticorpos contra o Zika Vírus. Após o acasalamento das fêmeas, o vírus da zika não chegou até a placenta. “O que foi interessante é que, nas cobaias não vacinadas, vimos que o vírus fez o mesmo percurso observado em humanos. A placenta com déficit de nutrição, os bebês nascendo pequenos, as malformações…”, explica Consuelo.
No mundo são cerca de 41 iniciativas que buscam produzir uma vacina contra a zika. No Brasil, o Instituto Butantan faz análises de uma vacina que seria utilizada contra todos os sorotipos da dengue e contra o vírus zika.

Nenhum comentário:

Postar um comentário