JORNAL A REGIÃO
e acessibilidade que modernizam um terminal construído em 1967. O
Terminal Rodoviário Francisco Ferreira da Silva já tem elevador para o
acesso de idosos, gestantes e deficientes, uma segunda rampa de
acessibilidade, wi-fi e outros serviços inéditos.
A Pauma Administradora de Terminais Rodoviários, que administra o de
Itabuna desde 2007, ouviu os passageiros e usuários e tem feito
modificações constantes para garantir sustentabilidade, modernidade,
acessibilidade e o máximo de produtividade.
Foram implantados catracas eletrônicas, leitores de tickets por códigos
de barra e biometria. Os estacionamentos estão informatizados com
controle automático de acesso, bem como o embarque e desembarque de
passageiros, e foram instalados portões eletrônicos na área dos ônibus.
Esse trabalho conferiu ao Terminal o selo de qualidade da ISO
9001:2008, pela empresa internacional Bureau Veritas Certification,
reconhecida e respeitada em todo o mundo como um símbolo de
confiabilidade, sustentabilidade e confiança.
Reformulado
Na gestão da Pauma, foram totalmente reformadas as instalações
elétricas e hidráulicas, inclusive com a desobstrução dos dutos, e o
telhado recebeu impermeabilização com manta asfáltica. O entorno foi
asfaltado e ganhou projeto de paisagismo, com jardins cuidados
diariamente.
O Terminal Rodoviário de Itabuna registra um movimento médio de 160 mil
passageiros ao mês, entre embarques e desembarques, com serviços das
empresas Águia Branca, Central Bahia, Cidade Sol, Expresso Brasileiro,
Gontijo, Novo Horizonte, Rio Doce e Rota Transportes.
A gerente do Terminal, Jane Varanda, conta que “para garantir a
segurança foi firmada uma parceria com a 3ª Cia de Polícia Comunitária
do 15º BPM, localizada no Centro Comercial de Itabuna, que disponibiliza
para o terminal um efetivo durante o horário comercial”.
Nos demais horários, o serviço é feito por uma empresa especializada. A
partir da meia-noite só têm acesso ao local as pessoas que vão viajar e
aqueles que desembarcam, além de funcionários das empresas que atuam na
logística.
Higiene e serviços
O serviço de higienização é permanente e o Terminal dispõe de hall de
atendimento, praça de alimentação, plataforma de embarque e salas Vips;
serviço 24 horas de estacionamento, 7 caixas eletrônicos, praça de táxi,
guichê da Coelba e de lotérica, e quiosque Bob's.
O projeto de instalação do elevador, a rampa de acesso e a repaginação
do embarque, com novo piso, foram do arquiteto Bruno Santa Fé, enquanto a
reforma dos toaletes é assinada pela arquiteta Mariana Corbucci e já
foi submetida à apreciação da Agerba.
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