Por Redação Bocão News
O
Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) de 2015 apontou que
as universidades estaduais do Estado (Uneb), Campus de Salvador, de
Vitória da Conquista (Uesb) e de Itabuna/Ilhéus (Uesc), ficaram entre as
melhoras do Brasil, superando a médica nacional em algumas disciplinas,
ao conseguir Conceito Preliminar de Curso (CPC) mais alto que
instituições particulares e outras públicas. Os resultados foram
divulgados este mês pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas
Educacionais Anízio Teixeira (Inep).
Alguns cursos se aproximaram da nota máxima (5), como é o caso de
Psicologia da Uneb (campus de Salvador), avaliado com 4,7422, ficando,
em terceiro lugar - seguido da Universidade Federal do Recôncavo –UFRB
(7º) e Universidade Federal da Bahia - Ufba (10º) - entre as graduações
da disciplina no País. A explicação para o desempenho é o enquadramento
às diretrizes curriculares.
A Uneb, em Salvador e Juazeiro, também foi bem avaliada pelo Enade –
exame que todo estudante concluinte precisa fazer para obter o diploma -
no curso de Direito, com notas 4,3391 e 4,0616, respectivamente. A Uesb
(Conquista) teve destaque nos cursos de Administração (4,0915) e
Direito (4,0886). Na Uesc, o curso mais bem avaliado foi o de Direito,
com a nota 4,0278.
O secretário estadual da Educação, Walter Pinheiro, destacou que este
resultado comprova a qualidade das universidades públicas da Bahia.
“Temos dialogado muito com os reitores, buscando ampliar cada vez mais a
participação das universidades na melhoria da educação básica,
aproveitando toda a expertize que possuem. Já temos parcerias
importantes na implantação dos Complexos Integrados de Educação, junto
com a Uneb e UFSB [Universidade Federal do Sul da Bahia]”.
Segundo ainda Pinheiro, o Governo também está ampliando o perfil da
participação das universidades públicas da Bahia na formação de
professores e formatando junto com elas o projeto para as licenciaturas
interdisciplinares”. O secretário também destacou “o projeto Mais
Futuro, que está contribuindo para a garantia de permanência daqueles
estudantes com maior vulnerabilidade social”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário