MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 2 de novembro de 2016

Parentes e amigos visitam túmulos no Dia de Finados; cemitérios lotam


Cem mil pessoas devem passar pelos cemitérios públicos, na capital de MS.
Maioria dos visitantes afirma que a saudade é constante

Cláudia Gaigher e Marcos RibeiroDa TV Morena
Velas acesas e muita gente rezando no cemitério do Cruzeiro (Foto: Cláudia Gaigher/ TV Morena)Velas acesas e muita gente rezando no cemitério do Cruzeiro (Foto: Cláudia Gaigher/ TV Morena)
Muita gente levantou bem cedo nesta quarta-feira (2) e lotou os três cemitérios públicos de Campo Grande, onde estão sepultados mais de 80 mil corpos. A expectativa é que até o fim do dia cerca de cem mil pessoas passem pelos locais.
No cemitério São Sebastião, conhecido como Cruzeiro, estão sepultadas mais de 26 mil pessoas, uma delas é filho de Ruth Ramiro, de 76 anos. Com muita saudade do filho, ela rezava sozinha e em silêncio. Há seis anos, o jovem foi vítima de acidente de trânsito na capital sul-mato-grossense e morreu exatamente na avenida Coronel Antonino, onde o cemitério está localizado.
Mesmo não conseguindo conter a emoção, Fátima de Souza foi com os filhos e netos homenagear o esposo que morreu há 1 ano e 10 meses. “Este é o momento de homenagear a pessoa mais importante das nossas vidas, relembrar os bons momentos, porque foram 37 anos de companheirismo”, afirma a dona de casa, com os olhos cheios de lágrimas.
Quem também esteve no cemitério foi Maria Antônio Peixoto, de 82 anos. Ela foi visitar o túmulo das duas filha. “Eu acho que era eu que deveria estar aqui e não elas, mais eu preciso ser forte por causa das minhas outras filhas,” desabafa a aposentada.

José Vitor relembra da esposa com emoção e deixa uma lição. “Precisamos fazer o bem, ter uma vida de paz, viver o amor durante a vida porque depois o que resta é só a saudade”.

Limpeza
No cemitério Cruzeiro não é só a comoção de quem perdeu uma pessoa querida, que chama a atenção. Lixeiras foram colocadas em pontos estratégicos para não acumular lixo e recipiente com água, que podem se tornar criadouros do mosquito Aedes aegypet, transmissor da dengue, chikungunya e zica virus.

Outros cemitérios
No cemitério Santo Amaro estão sepultadas 40 mil pessoas; no Santo Antônio existem 13.750 sepultados e no São Sebastião outros 26.500. Funcionários da prefeitura vão orientar os visitantes pra facilitar o acesso aos túmulos.
Serviço
O horário de visitação nos cemitérios da capital sul-mato-grossense, nesta quarta-feira (02) é até as 18h (de MS).
Cemitério do Cruzeiro, em Campo Grande (Foto: Cláudia Gaigher/ TV Morena)Cemitério do Cruzeiro, em Campo Grande (Foto: Cláudia Gaigher/ TV Morena)

Nenhum comentário:

Postar um comentário