MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 28 de agosto de 2016

Amapaense vai lançar livro sobre o 'ET de Varginha' na Bienal, em São Paulo


Escritor criou um romance envolvendo o caso mundialmente conhecido.
Arlindo Cruz conta que acompanha o mistério de Varginha desde 1996.

Jorge AbreuDo G1 AP
Livro, romance, ET de Varginha, Amapá, Macapá, extraterrestre (Foto: Jorge Abreu/G1)Livro marca os 20 anos dos relatos que ganhou repercussão internacional (Foto: Jorge Abreu/G1)
Após 20 anos dos relatos de aparições de seres de outro planeta em cidade mineira, o escritor amapaense Arlindo Cruz lembra em um livro o mistério que ficou conhecido mundialmente como o caso do “ET de Varginha”, no Sul de Minas Gerais. Segundo ele, a obra vai ser lançada na Bienal do Livro, em São Paulo, no dia 31 de agosto.
Apaixonado pelo conto popular, Cruz criou um romance entre um adolescente e uma filha de extraterrestres para trazer de volta o caso que chocou muitas pessoas e até hoje gera dúvidas e contradições. O autor conta que levou quatro anos para concluir a obra.
De acordo com o escritor, o enredo levou em consideração as versões dos moradores de Varginha, dos militares envolvidos e dos ufólogos, que são estudiosos de relatos de discos voadores e alienígenas. Ele ressalta que o objetivo do livro não é fazer apologia a nenhuma das posições, e sim relembrar o segundo maior caso do mundo envolvendo possíveis aparições de seres extraterrestres.
Livro, romance, ET de Varginha, Amapá, Macapá, extraterrestre (Foto: Jorge Abreu/G1)Escritor Arlindo Cruz é autor da obra que vai ser
lançada em São Paulo (Foto: Jorge Abreu/G1)
“Iniciei pesquisando na internet, aí me deparei com duas versões, dos ufólogos e outra contraposta dos militares. Depois de anos de pesquisa, eu viajei para Varginha, onde me deparei com a versão popular. Minha intenção não era definir uma posição, favor ou contra. Eu quis juntar todas elas. Compactei tudo o que foi relatado. A inserção da estória romântica estreitou esses lados opostos. O caso do ET de Varginha é um quebra-cabeça faltando peças. Eu não busquei levar um questionamento ao leitor”, explicou.
Na segunda visita à cidade no Sul de Minas, em 2016, Cruz conta que fez um pré-lançamento com 500 exemplares aos moradores que viveram a época dos acontecimentos. Para o autor, a ocasião foi para saber a reação do público em relação ao enredo fictício.
“Foi um evento promovido como uma espécie de teste. Eu queria saber como seria a aceitação do meu livro. Recebi uma crítica muito boa do povo que viveu aquela época dos acontecimentos em Varginha. Voltei feliz”, disse, entusiasmado.
A editora do livro “ET de Varginha – o ET do Brasil” é de São Paulo, que teria convidado o autor para lançar oficialmente a obra na 24ª Bienal Internacional do Livro, um espaço de cultura, música, gastronomia e de encontro com "celebridades" da literatura. A previsão para a chegada de exemplares no Amapá é para o fim de setembro, no valor R$ 20 cada um.
Ilustração meninas vêem ET de Varginha (Foto: Renato Munhoz / Computação Gráfica EPTV)População acredita ter visto um ser extraterrestre (Ilustração: Renato Munhoz/Computação Gráfica EPTV)
ET de Varginha
Em 20 de janeiro de 1996, o relato de três garotas mudou toda a história da pequena cidade de Varginha, com cerca 100 mil habitantes. Elas disseram que viram um ser estranho, baixinho e de olhos vermelhos, que não parecia deste mundo. Do dia para a noite, pesquisadores e inúmeras testemunhas começaram a falar sobre o "ET".

Surgiram mais relatos sobre criaturas e objetos não identificados, operações militares, movimentações estranhas na cidade e mortes misteriosas, entre elas a do policial militar Marco Chereze, de 23 anos, que não teve explicação. O caso saiu em publicações ufológicas do mundo todo. Muitas dúvidas não foram esclarecidas.
Em uma reportagem especial do G1 do Sul de Minas, moradores ainda afirmam, há 20 anos, que viram naquela época objetos voadores com fumaças em regiões rurais nas proximidades. Atualmente, o conto movimenta o turismo da cidade que ficou conhecida mundialmente como o lugar que recebeu seres extraterrestres.
Caixa d'água em forma de nave espacial no Centro de Varginha, MG (Foto: Régis Melo / G1)Cidade de Varginha é conhecida mundialmente pela repercução do caso do 'ET' (Foto: Régis Melo/G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário