MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 7 de fevereiro de 2016

Bloco da Pulga fará crítica à corrupção e destacará a paixão pelo samba


Enredo destaca também problemas na saúde, na educação, entre outros.
Agremiação possui 17 títulos e se apresenta sábado na orla de Santarém.

Adonias SilvaDo G1 Santarém
Profissionais trabalham fazendo os ajustes finais nas alegorias do bloco da Pulga (Foto: Adonias Silva/G1)Profissionais trabalham fazendo os ajustes finais nas alegorias do bloco da Pulga (Foto: Adonias Silva/G1)
É destacando a realidade econômica e social vivida no país, que o Bloco da Pulga promete sair na avenida neste sábado (6) e levantar a bandeira de luta e força de coragem em mais uma edição dos desfiles dos blocos de enredo da Associação Santarena das Agremiações Carnavalescas (Asac), no Carnaval 2016 em Santarém, no oeste do Pará. Consagrada com 17 títulos no carnaval da cidade, agremiação é considerada uma das mais tradicionais. (Confira no vídeo o samba-enredo do bloco).

Este ano, a Pulga vai trazer novidades durante a apresentação na Avenida Tapajós na orla da cidade. O samba enredo tem como tema: “Pulga...veraz que um filho teu não foge a luta... sou brasileiro não desisto nunca”, que destaca a corrupção, o aumento do dólar, problemas na saúde, na educação e a chamada “bandalheira” no país. A Pulga vai abordar também o samba como instrumento de valorização da identidade cultural na cidade e das pessoas que amam e se alegram com as festas de carnaval na cidade.
A preparação
Mesmo sem disputa, a agremiação promete inovar no desfile deste ano. É no barracão do QG do bloco que uma equipe formada por 18 profissionais trabalham confeccionando fantasias e adereços que vão ganhar brilho na avenida. O trabalho começa pela manhã e segue até a noite, com pausas para alimentação. Tudo tem que estar em prefeitas condições até a hora da apresentação.

O artista plástico Davi Pantoja, de 45 anos, atua há quase 20 anos no bloco. Ele é responsável por coordenar as equipes que montam as fantasias. No barracão, cada um tem uma função específica. “Fazemos aqui a roupa da porta estandarte, dos destaques que saem nos carros, tudo é feito aqui. Esse ano nós estamos bem mais preparados, queremos levar o bloco ainda mais bonito para a avenida. É gratificante ver tudo pronto e mostrar a população o resultado do nosso trabalho”, conta.

A empresária Eliana Bendelack, 57 anos, é uma das pessoas que sempre acompanha e ajuda na preparação do desfile da Pulga. Ela afirma que apesar das dificuldades em manter o bloco na avenida, a satisfação é poder sentir o carinho do público durante a apresentação. “Primeiro temos que ter a responsabilidade, a vontade de fazer e o apoio das pessoas que gostam do nosso carnaval. Tendo isso não se torna difícil. Ao longo desses anos foram muitos títulos no carnaval, graças ao nosso emprenho e dedicação”.

Ensaios e bateria
Os ensaios para a apresentação começaram no mês de janeiro de 2015. Quesitos como comissão de frente, alas coreografadas, alegorias, evolução, enredo, samba-enredo, bateria e outros elementos foram definidos há pelo menos oito meses. A bateria da Pulga tem 90 componentes. Além de sair no bloco, o grupo também se apresenta em eventos sociais pela cidade e municípios vizinhos durante todo o ano.
Dragão gigante vai representar o devorador de várias áreas, como saúde, educação, cultura. (Foto: Adonias Silva/G1)Dragão vai representar o devorador de várias áreas, como saúde, educação, cultura. (Foto: Adonias Silva/G1)
Apresentação
Defendendo amarelo e azul, a apresentação do bloco da Pulga terá duração máxima de 40 minutos. Ao longo da pista, duas alegorias feitas por artistas da cidade de Parintins (AM), terão destaque, com visuais que devem ganhar brilho com luzes coloridas. O primeiro carro trará um dragão representando o devorador de várias áreas, como saúde, educação, cultura. Na mesma alegoria, terá uma teia de insetos, representando as coisas ruins vividas no país. Uma ala trará crianças vestidas de palhaços, representando o que os políticos de Brasília consideram o povo brasileiro.
Presidente do bloco da Pulga, Fabrício Bendelack garantiu sucesso no desfile (Foto: Adonias Silva/G1)Presidente do bloco da Pulga, Fabrício Bendelack
(Foto: Adonias Silva/G1)
Depois vem a ala dos amigos da Pulga, vestidos com a camisa oficial do bloco. A segunda alegoria deve encerrar o desfile levando uma bandeira do Brasil enorme juntamento com o planalto central. A inovação será a apresentação de uma ala composta por crianças do grupo de dança do bairro São José Operário. A ala da Inflação será formada por um grupo de dança do bairro Cucurunã. Eles sairão vestidos com fantasia dourada representando o ouro e a riqueza adquiridos com a alta da inflação. Ao todo 1.100 pessoas devem compor o desfile da agremiação carnavalesca.
O presidente do Bloco da Pulga, Fabrício Bendelack, de 36 anos, garante que esse ano a Pulga fará uma grande apresentação. “Estamos na fase final, concluindo os últimos ajustes. Os carros alegóricos estão sendo finalizados, a nossa bateria está afinada, vai ser um grande desfile. Estamos felizes com o nosso projeto de avenida. Apesar de não ter concorrência, a Pulga vai para a avenida para mostrar um belíssimo carnaval. A população que for para a avenida não vai se arrepender, com certeza”, garante.

Sem disputa
Desde 2015, o bloco da Pulga resolveu não competir mais no Carnaval em Santarém. Segundo os coordenadores, o bloco vinha sofrendo problemas a cada apuração. “Tinha muita reclamação dos outros blocos, uns levavam faixa, outros nariz de palhaço. Nós trabalhamos sério, não para chegar na hora e ouvir esse tipo de coisa. Então decidimos não disputar mais e continuar fazendo o que a gente gosta, que é o sair na avenida mostrando o nosso carnaval com qualidade, mesmo sem disputar”, conclui Eliana.
A proposta era satirizar o bairro porque tinha muito cachorro, muita pulga, muito areião e a gente queria chamar a atenção das autoridades do nosso município. Foram muitas opções de nomes e acabou sendo o bloco da pulga"
Autor
História da Pulga
Um dos fundadores do Bloco da Pulga foi o aposentado Raimundo Bendelack, de 60 anos. Ele contou ao G1 que o bloco nasceu da iniciativa de um grupo de amigos na época dos anos 70. “Em uma reunião de jovens meu pai, juntamente conosco decidiu fundar o bloco. A proposta era satirizar o bairro, porque tinha muito cachorro, muita pulga, muito areião e a gente queria chamar a atenção das autoridades do nosso município. Foram muitas opções de nomes e acabou sendo o bloco da pulga”, revela.

Na época, as condições eram precárias. Não havia carro som e a animação vinha apenas dos batuques da bateria. Ao longo dos anos, o que moveu o grupo foi a parceria da família e dos amigos que conseguiam recursos financeiros por meio de doações. A partir daí, o bloco da Pulga tomou rumo, cresceu e foi conquistando e contagiando a alegria da população santarena. O Bloco já existe há pelo menos 60 anos e foi fundado oficialmente no ano de 1987.

Dificuldades
Para os organizadores, a maior dificuldade em fazer carnaval na cidade é a falta de recursos. Eles defendem que é necessário investimentos em todas as áreas, como saúde, educação, moradia, mas a cultura deve ser valorizada na cidade e merece atenção especial. “Tudo que a gente ganha e fora o que a gente tira do bolso, nós investimos no carnaval porque a gente ama, a gente gosta, temos no sangue. Tem muitas pessoas nos prestigiando e é por elas que nós mantemos o bloco na avenida”, afirma Raimundo.
Confira a letra do samba-enredo da Pulga 2016

Compositor: Admir do Cavaco
Intérprete: Carlinho Sabiá


De Norte a Sul é inflação
Brasília é só operação
Tem lava-jato e muito mais
O dólar passou de quatro reais
Canta meu povo com o coração
Samba é cultura e tradição
Sou um guerreiro sempre a lutar
Nada vai me derrubar

Ho! Linda nação és absoluta
Verás que um filho teu não foge a luta
Essa folia é um teatro de amor e paixão
Bateria faz tremer esse chão

A saúde está falida
Bem pior que a educação
O que será da nossa vida
O Brasil é uma decepção
Meu bloco vem pra criticar
A bandalheira no país

Minha alegria é ver a orla delirar
com tanta sacanagem e ser feliz

Chegou a Pulga levantando seu astral
Sem corrupção neste carnaval
Tem magia o bolso brasileiro
Tá vivendo sem dinheiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário