MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

Nasa divulga imagens inéditas das dunas de areia preta de Marte


Registros feitos pela Curiosity confirmam que sistema de dunas do planeta vermelho funciona da mesma forma que o da Terra

por
Ansa
Publicada em TRIBUNA DA BAHIA
Foto: Nasa/Divulgação
Imagem do último dia 18 de novembro mostra os montes de areia de 4 metros de altura em Sharp
A Nasa divulgou imagens inéditas das dunas de areia preta de Marte, mais especificamente da gigantesca formação batizada de Namib, registradas no mês de dezembro.
Com altura de quatro metros, a duna fica na região norte do monte Sharp, uma singular formação que está no centro de uma grande cratera marciana, onde o robô fez seu pouso em 2012.
Apesar de ser a mais alta, a Namib não é a única duna do local, fazendo parte do complexo chamado de Bagnold. Com a presença do robô da Nasa foi possível constatar que o sistema de dunas funciona exatamente como ocorre com a Terra.
"Ativos", os pequenos grãos de areia voam para outras formações e, no caso da Namib, o acúmulo dessa mudança foi de um metro em um período de um ano terrestre.

Dunas de quatro metros de altura registradas pela Curiosity, da Nasa, em 17 de dezembro último. Foto: Nasa/Divulgação
Também foi possível perceber que as mudanças ocorrem mais durante o período do "verão" do que do "outono" no planeta vermelho. Essa é a primeira vez que uma duna é fotografada de maneira tão próxima, já que a Curiosity estava a apenas sete metros da formação natural.
A foto, tirada no dia 18 dezembro, foi tirada justamente para entender como o vento atua no planeta, em um ambiente com menos força da gravidade e com menos atmosfera do que a Terra.

Dunas de quatro metros de altura são caracterizadas principalmente pela cor escura de suas areias. Foto: Nasa/Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário