MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

Sespa distribuirá mais de um milhão de preservativos no carnaval no PA


Equipes de saúde estarão nos municípios onde folia mais atrai brincantes.
Teste rápido, feito apenas com a saliva, será disponibilizado à população.

Do G1 PA
Agentes da Sespa irão distribuir mais de um milhão de camisinhas nos principais locais visitados por foliões durante o Carnaval no Pará. (Foto: Eliseu Dias/Agência Pará)Agentes da Sespa irão distribuir mais de um milhão de camisinhas nos principais locais visitados por foliões durante o Carnaval no Pará. (Foto: Eliseu Dias/Agência Pará)
A campanha de prevenção às DSTs/ Aids será intensificada no Carnaval com ações especiais da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), que irá oferecer testes rápidos de HIV e hepatites, além de distribuir preservativos nos municípios onde a folia atrai mais brincantes no Pará. De acordo com a Sespa, mais de 35 mil testes rápidos e 1,5 milhão de preservativos serão distribuídos entre os 144 municípios paraenses.
“Começamos a usar o teste rápido pela saliva também, o que chamamos de ‘Fluído Oral’, que diagnostica a presença do anticorpo do vírus na saliva. Lembro, no entanto, que o vírus não é transmitido pelo beijo; o vírus não fica na saliva, apenas o anticorpo. A segurança é a mesma: também fica pronto em até 20 minutos, e não precisa furar o dedo”, detalha a coordenadora estadual DST/ Aids da Sespa, Deborah Crespo, que frisa ainda que o novo teste não descarta o método tradicional, do exame de sangue.
Testes rápidos de Aids disponibilizados à população não excluem a exigência do teste sanquíneo para HIV. (Foto: Divulgação/Agência Pará)Testes rápidos de Aids disponibilizados à
população não excluem a exigência do
teste sanquíneo para HIV.
(Foto: Divulgação/Agência Pará)
Na Unidade de Referência Especializada em Doenças Infecciosas Parasitárias Especiais (URE-Dipe), no bairro do Telégrafo, em Belém, somente no mês de janeiro 234 usuários fizeram o teste: 28 homens e 14 mulheres foram reagentes.
“Infelizmente o início do tratamento depende do paciente aceitar. O ideal é que ele comece logo, mas muitos não querem ter que tomar muitos remédios. As células de defesa começam a cair rápido, por isso hoje o Ministério da Saúde hoje orienta que o tratamento comece logo que o vírus é diagnosticado”, ressalta a diretora da unidade, Jane Durans.
Ainda nesta semana estão previstas ações de conscientização no bairro com distribuição de camisinhas masculinas e testes de HIV. Todas as unidades municipais de saúde receberam material para as ações de carnaval. Agentes da Sespa estarão presentes nos municípios de Abaetetuba, Cametá, Barcarena, Salinópolis, Peixe-Boi, Bragança, Vigia, Soure, Augusto Corrêa e Ourémpara orientar a população.

Nenhum comentário:

Postar um comentário