MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 28 de dezembro de 2014

No AC, pesquisadora ensina receita de arroz indiano para o Ano Novo

Mariana Magalhães pesquisa a cultura indiana e morou no país por 5 anos.
Confira a receita e dicas da paulista, que é apaixonada pela Índia.

Tácita Muniz Do G1 AC
Comida indiana no Acre (Foto: Aline Nascimento/ G1)Mariana ensina passo a passo para fazer arroz indiano (Foto: Aline Nascimento/ G1)
A paixão e a curiosidade foram os fatores que motivaram a pesquisadora Mariana Magalhães, de 38 anos, a conhecer mais de perto a cultura indiana. Em busca de mudar de vida, ela mergulhou em uma aventura e passou cerca de cinco anos na Índia. Apesar de ser paulista, Mariana conta que teve seu primeiro contato com a cultura indiana no Acre, durante um curso de massagem que fez. Em 2006 foi para a Índia, onde aprendeu técnicas de massagem e também de culinária.
De volta ao Brasil, a massagem terapêutica deixou de ser um hobby e passou a ser um trabalho. Atualmente, a pesquisadora trabalha com sessões terapêuticas e também dá cursos, tanto da técnica, como de culinária.  Mariana tece, em poucas palavras, as características que diferenciam a comida brasileira da indiana.
"Nada é industrializado, é tudo saudável. A mistura das especiarias, todos os produtos tem um porquê e é usado para determinado alimento. Eu sou apaixonada pela culinária indiana, é uma alquimia", destaca. E para preparar o prato, ela faz questão de usar o sári, vestimenta tradicional das indianas.
Comida indiana no Acre (Foto: Tácita Muniz/G1)Mariana é apaixonada pela cultura indiana desde
pequena (Foto: Tácita Muniz/G1)
Sobre a receptividade no país e a possibilidade de voltar, Mariana diz que se sente acolhida  na  Índia, país pelo qual guarda verdadeira paixão desde criança. "Lá, as pessoas ficam felizes quando você quer aprender o que elas fazem São pratos milenares e cada um de acordo com a região. Inclusive, já aprendi a fazer receita com pessoas que a gente não falava a mesma língua", relembra.
Além do país asiático, a pesquisadora também conhece Londres, Tailândia e Nepal, mas garante que o país indiano é seu preferido. "Quando eu conheci a Índia pela primeira vez, parecia  tudo muito estranho e familiar ao mesmo tempo. Desde pequena guardo um livro de receitas indiano. Claro que eu não entendia nada, mas depois desse período no país, ele sempre está por perto, porque adoro cozinhar para os amigos", diz bem humorada.
Para quem pretende fazer um prato mais leve, diferente e indiano no Ano Novo, Mariana sugere Kashmiri Pulao, uma espécie de arroz escorrido, que leva temperos e especiarias da Índia. Para ingredientes que não são encontrados no Brasil, ela dá dicas com produtos brasileiros e até tipicamente acreanos, como uso de castanhas e óleos locais. "Durante o tempo que passei lá, invadia cozinhas e fazia cursos para aprender um pouco sobre a comida do país. Cozinhava para os indianos e aos poucos ia ajustando com os toques que me davam", conta.
De acordo com ela, os pratos são muito artesanais pelo fato das mulheres não trabalharem fora e se dedicarem inteiramente à saúde da família. "São, na maioria, pratos complicados e que demoraram um certo tempo porque tudo é feito manualmente, mas são muito saborosos", explica.
Comida indiana no Acre (Foto: Aline Nascimento/ G1)Receita inclui especiarias indianas com adaptações brasileiras (Foto: Aline Nascimento/ G1)
Aprenda a fazer o Kashmiri Pulao
Ingredientes:

- 1 cenoura pequena
- 1/4 couve flor pequena
- 6 vagens cozidas
- 1 porção pequena de queijo minas cortado
- 2 colheres de sopa de coco ralado
- 10 castanhas do Brasil
- 1 tomate pequeno (picado)
- gengibre ralado (1 colher de sopa)
- pitada de sal
- açafrão da terra
- açafrão
- 1 colher de sobremesa de cominho
- coentro em pó (pitada)
- óleo de castanha
- 2 cordanonos preto
- 2 cordanonos verde
- 4 cravos
- canela
- Pitada de pimenta
- coentro ou cebolinha fresca
Modo de preparo:
Cozinhe o arroz sem sal e bote para escorrer. Em seguida, no óleo de castanha, você adiciona as especiarias e refoga até que o óleo consiga absorver o gosto dos ingredientes. Detalhe, o sal só é posto no fim da receita.
Após todas as especiarias estarem na panela, jogue o arroz e misture bem. Ponha o  tomate e uma pitada de sal. O arroz pode servir de acompanhamento tanto para o peru de natal como para carnes brasileiras. A ornamentação do prato fica ao seu gosto. Mariana usou a canela, abacaxi e uva para a apresentação.
  •  
Comida indiana no Acre  (Foto: Aline Nascimento/ G1)Arroz pode ser servido durante jantar e dá para cinco pessoas (Foto: Aline Nascimento/ G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário