MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 25 de novembro de 2014

Mães protestam contra a redução de vagas em creches de Teresina


Portaria foi baixada pela Secretaria de Educação nesta terça (25).
Secretário de Educação de Teresina não confirmou e nem negou a redução.

Do G1 PI
A redução no número de vagas para creches e escolas de educação infantil para crianças entre zero e três anos em Teresina levou mães até a porta da prefeitura da cidade nesta terça-feira (25) para um protesto. A portaria que normatiza a redução foi publicada este mês pela Secretaria Municipal de Educação (Semec) e gerou revolta entre mães de crianças que precisam deixar seus filhos sob os cuidados de escolas administradas pelo município.

Segundo o que diz a portaria, a medida já deve começar a valer a partir de 2015. As mães que estiveram na porta da prefeitura nesta terça-feira (25) discursaram contra a portaria com o apoio do Sindicato dos Servidores Municipais (Sindserm). Eles se uniram à manifestação porque hoje é o dia de combate à violência contra a mulher e, segundo o Sindserm, essa falta de vagas seria uma violência contra as mulheres e mães.

O secretário de Educação de Teresina, Kleber Montezuma, não confirmou e nem negou a redução de vagas nas creches da capital. Disse apenas que as matrículas para alunos novos só serão feitas apenas em janeiro do ano de 2015. Disse ainda que o número do quadro de vagas para as matrículas do próximo ano dependerá das matrículas de renovação dos alunos que já estão matriculadas na rede.

"Nós temos um planejamento e fazemos as matrículas na prefeitura em dois momentos. Nesse primeiro momento estamos fazendo as matrículas dos alunos que já estão na rede. Então estamos garantindo a matrícula de todos os alunos que já estão matriculados na rede, cerca de 87 mil alunos. Tranquilamente essa matrícula será feita automaticamente".

Em Teresina, são 100 mil vagas ofertadas pela prefeitura para a educação nos primeiros anos, e 87 mil estão matriculadas. Segundo o secretário de Educação, 87 mil alunos estão martriculados na rede municipal de ensino e 13 mil vagas estão abertas. Ele disse ainda que está previsto para 2015, a abertura de mais cinco mil novas vagas que são referentes aos alunos do nono ano que estão prestes a sair do ensino fundamental, período que compreende entre o primeiro e nono ano do ensino básico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário